O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Cotas

Tema: COTAS
Meritocracia. Palavra muito em voga nos dias atuais. Isso porque há quem diga que, com esforço, um indivíduo pode alcançar tudo o que quiser. No entanto, esse conceito só pode ser considerado real se aplicado na Cidade Ideal de Platão, onde todos têm acesso às mesmas condições. Caso contrário, esse discurso serve somente para mascarar uma sociedade opressora e excludente. Para dirimir esse quadro, as cotas em universidades têm grande importância para garantir uma sociedade mais justa.
Em primeiro lugar, é preciso reconhecer que o Brasil ainda é um país racista. A abolição da escravidão, além de ter sido tardia, não contou com medidas efetivas do Estado para integrar os negros à sociedade e isso fez com que esse grupo sempre sofra com a marginalização e a violência. À vista disso, as ações afirmativas raciais podem ajudar não só a retratar os prejuízos históricos trazidos à essa etnia, como também a acabar com o preconceito, o que, para Einstein, é mais difícil que desintegrar um átomo.
Além disso, é necessário ressaltar a importância das cotas sociais. Devido aos altos custos das universidades privadas, as públicas se tornam um sonho para aqueles que não possuem orçamento para pagar pelo ensino. Contudo, a concorrência com pessoas de escolas particulares, que possuem, em média, melhores resultados, torna esse sonho cada vez mais distante. Logo, esse tipo de cota pode abrir oportunidades para a parcela menos abastada da sociedade e evitar que o de cima sempre suba e o de baixo sempre desça, como é cantado pelo grupo As Meninas.
Fica claro, portanto, que as ações afirmativas são extremamente importantes para reparar desigualdades. Como forma de potencializar esse sistema, o Estado, aliado ao Ministério da Educação, pode disponibilizar maior verba para as universidades públicas, a fim de ampliar o número de vagas destinadas aos cotistas e, com a ajuda da mídia, deve propagar, por meio de debates e comerciais, a necessidade dessas ações para a formação de um sociedade com maior equidade entre os cidadãos. Se essas atitudes forem colocadas em prática, a meritocracia ficará mais perto de se tornar realidade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!