O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Cotas

Apesar do artigo 5º da Constituição assegurar que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, a questão das políticas afirmativas para inclusão das minorias nas Universidades vem sendo amplamente discutida, afinal, segundo a equidade aristotélica, deve-se tratar desigualmente os desiguais para se promover a efetiva igualdade. Dessa forma, a Lei de Cotas foi criada para tentar suprir a disparidade existente entre os alunos e proporcionar, assim, uma maior pluralidade nas Universidades.
No que se refera às cotas raciais, é possível afirmar que o problema inicial em relação a elas é o fato de raça ser um conceito abstrato e não biológico, como mostra uma pesquisa realizada na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), que afirma que no Brasil, a nível individual, a cor, como socialmente percebida, tem pouca relevância biológica.Assim, é mais dificil de verificar a veracidade da raça dita pelo aluno e portanto, torna-se mais fácil acontecer fraudes. De acordo com o portal de notícias Correio, só esse ano a UFBA (Universidade Federal da Bahia) possui 25 suspeitos de fraude das Cotas Raciais.
Outrossim, as políticas afirmativas por escola pública também geram polêmica, visto que são consideradas como tapa buracos para as falhas no ensino público. Dados do MEC (Ministério da Educação) mostram que em 2015 os alunos do ensino médio, da rede pública, estavam no nível 2 de 8 em português e 2 de 10 em matemática. Assim, as Cotas Sociais são vistas como uma forma justa de inclusão dos alunos prejudicados pelo ensino público, entretanto, sem fazer parte de um plano para melhorar a educação, ela se torna apenas uma ferramenta que esconde o verdadeiro problema.
Fica claro, portanto, que as políticas afirmativas possuem uma boa proposta, porém uma pequena eficácia. Por isso, é necessário que as Universidades invistam em formas de verificar a veracidade das raças ditas pelos alunos, como por exemplo, analisando a sua descendência. Ademais, O MEC ( Ministério da Educação) deve garantir que um plano para melhorar a educação básica será feito e assim, as cotas sociais serão um artifício temporário enquanto o plano não entra em vigor.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!