ENTRAR NA PLATAFORMA
Coronavírus e emergência na saúde global

 Após a Primeira Guerra Mundial, em 1918, o vírus influenza sofreu uma mutação genética e provocou uma pandemia que se espalhou de maneira célere ao redor do globo. De forma análoga, recentemente na China, um novo vírus denominado de Covid-19 ou coronavírus sofreu uma modificação e se dispersou aceleradamente através dos continentes. Tal situação, torna-se uma problemática grave, uma vez que o vírus possui alto índice de contágio e oferece emergência na saúde global. Desse modo, a situação se torna ainda mais grave seja pela omissão governamental de alguns países, seja pela negligência comportamental da sociedade.


 Mormente, é importante destacar como as nações devem agir rapidamente contra a disseminação do vírus. Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a letalidade dos casos confirmados no mundo chegam a quase 4%, mas na Itália, alcançam aproximadamente 7%. Isso porque, os governantes da península agiram de forma inobservante as recomendações da OMS e demoraram para sancionar medidas protetivas contribuindo assim de forma eficaz para a proliferação da doença. Consequentemente, o número de infectados e mortos aumentou e sobrecarregou o sistema de saúde.


 Em segundo lugar, vale destacar que a displicência do corpo social coloca em risco toda a saúde global. Segundo o filósofo São Tomás de Aquino, um problema social grave só pode ser solucionado através de ações humanas desencadeadas pela mobilização ao próximo. Contudo, isso não se torna realidade, uma vez que a população promove estereótipos sobre a questão e nega tomar medidas preventivas. Paralelamente a isso, a mídia ajuda no compartilhamento de notícias falsas o que pode resultar em perca letal. Nesse sentido, a emergência na saúde torna-se clara e intolerável.


 Portanto, são necessárias medidas para mitigar a situação atual. Para tanto, o Governo Federal de cada país deve seguir os protocolos de saúde e reduzir o número de casos, isso deve ser feito por meio de verbas governamentais investidas na infraestrutura de hospitais e pesquisas científicas a fim de encontrar uma vacina. Ademais, a Organização Mundial da Saúde deve promover em nível mundial palestras educacionais por meio de ambiente virtual, os cursos deverão ocorrer gratuitamente com médicos que informem aos internautas como agir neste momento, a finalidade de tal feito encontra-se em diminuir o percentual de casos e proporcionar consciência coletiva. Assim, talvez o problema possa ser solucionado e a pandemia atual possa ser estagnada.


 


 


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde