ENTRAR NA PLATAFORMA
Cooperativismo como alternativa social

    A segunda revolução industrial foi marcada não só pelas mudanças no meio das industrias, mas pelo surto do capitalismo moderno. Dessa forma, até hoje os efeitos causados pelas mudanças estão presentes na sociedade atual, como o desejo do lucro acima de tudo, causando à falta de cooperação e assim gerando deficiência nos empregos e no meio ambiente. Sob tal ótica, medidas devem ser tomadas a fim de atenuar os problemas causados principalmente pelo egoísmo das soberanias e da falta de informação ao público.


    Convém ressaltar, em primeiro plano, que devido o avanço do capitalismo moderno, a ascensão dos países começaram a serem medidas por meio do PIB. Hodiernamente, cada continente possui algum país que se sobressai em termos econômicos. Seria legal e humanitário dizer que os países ajudam-se. No entanto ocorre justamente ao contrário que é refletido na falta de cooperação dos países, causando diversos problemas de acúmulo de lixo e falta de empregos em nações não desenvolvidas. Assim, é inaceitável no século 21 o mundo passar pelos mesmos problemas de épocas já passadas devido ao ego e a necessidade de enriquecer a qualquer custo. 


     Nesse mesmo viés, soma-se à falta de informações ainda presente perante ao público. Segundo Platão, em sua metáfora "Alegoria da Caverna", as pessoas que habitam a sociedade estão vivendo dentro de uma caverna acorrentadas e por verem sempre as mesmas coisas, ficaram alienadas, porém, ao libertarem-se observam um mundo diferente, todavia ninguém acredita em tal pessoa. Analogamente, as nações vivem dentro de "cavernas" e não enxergando o real problema causado pela falta de cooperação na sociedade e aqueles que libertaram-se não conseguem agir de forma eficiente. 


     Portanto, com o intuito de mitigar esse imbróglio acerca da cooperação socialmente, é necessario que a ONU em parceria com os países desenvolvidos entrem em acordo para que cada soberania ajude outros países em desenvolvimento injetando de maneira economica indireta por intermédio fundo monetário internacional (FMI) para dar infraestrutura para abertura de novas escolas e com materiais didáticos de qualidade para promover e instigar senso crítico a todos do planeta. De tal forma, promoveria um avanço de todas às nações de maneira igual, cooperativa e todos viveriam fora da caverna, refutando Platão.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde