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Consumismo e publicidade excessiva na internet - Redação - 20220518561654

O advento da Terceira Revolução Industrial e, consequentemente, os avanços tecnológicos possibilitaram um maior uso da propaganda, podendo ser divulgada na internet, alcançando assim um maior número de pessoas. Contudo, o uso intenso da publicidade no meio virtual atua ocasionando o consumismo na sociedade, tendo em vista a escolha acrítica dos produtos pelos cidadãos. Isso acontece devido à falta de uma regulamentação publicitária eficaz na internet por parte do Estado, e também, devido à ausência de ensinamentos escolares que visem fomentar o pensamento crítico dos estudantes no momento de compra.  Primeiramente, é importante mencionar que a carência de uma fiscalização eficiente no campo publicitário da internet é um fator que corrobora com o consumismo na sociedade. De acordo com o livro Vida para Consumo, de Zygmunt Bauman, a má regulamentação da publicidade é uma das principais causas do consumo exagerado da população, demonstrando assim a importância de uma interferência estatal construtiva no segmento publicitário. Nesse sentido, é evidente que a não mediação do Estado das propagandas que circulam via internet contribui para a escolha acrítica dos produtos divulgados, impulsionando assim, infelizmente, o crescente consumismo na sociedade.  Ademais, é válido ressaltar que a falta de ensinamentos escolares que visem estimular o pensamento crítico dos alunos atua maximizando o consumo exagerado de produtos que são divulgados no campo virtual. Segundo o escritor Paulo Freire, as instituições escolares devem fomentar a reflexão crítica dos cidadãos, para que as escolhas realizadas por eles sejam as melhores possíveis, evitando assim ações que prejudiquem a sociedade. No entanto, as escolas não atuam corroborando com o pensamento crítico dos estudantes, fazendo com que os educandos pratiquem o consumismo, escolhendo produtos de forma acrítica na internet. Portanto, faz-se necessária a tomada de medidas que atenuem a problemática em questão. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação promover campanhas de conscientização sobre o combate ao consumismo e que fomentem uma maior fiscalização publicitária na internet, por meio de palestras que visem estimular a reflexão crítica dos cidadãos, oferecidas nas escolas para toda a comunidade escolar, incluindo assim os pais dos alunos, e que também incentive à denúncia de propagandas que ferem os direitos humanos aos departamentos policiais, a fim de maximizar a escolha consciente dos indivíduos e alcançar uma fiscalização mais eficiente na publicidade, minimizando assim o consumo. Somente assim, será possível desfrutar de uma sociedade mais igualitária, coesa e que vise ao bem-estar de todos.

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