ENTRAR NA PLATAFORMA
Como sobreviver em uma sociedade narcisista
O mundo do eu, eu eu
O termo ?narcisismo? significa amor de um indivíduo por si próprio ou por sua imagem. Foi inspirado pelo personagem da mitologia grega, Narciso, incapaz de amar outras pessoas e morreu por se apaixonar pela sua própria imagem. No início do século XX, o conceito se tornou um culto ao indivíduo e à busca fanática pelo sucesso pessoal e dinheiro. Um novo mal dominante.
Em 2015, a revista europeia PNAS publicou um estudo em que mostra que o narcisismo está relacionado a uma educação parental que sobrevaloriza os filhos, sendo elogiados em excesso e, consequentemente, as crianças se consideram únicas e mais importantes que outras. Um exemplo, é o de uma adolescente que, em um reality show da MTV, bloqueia uma rua para realizar sua festa de aniversário, sem se importar que haja um hospital no meio, e ainda completa: ?Meu aniversário é mais importante!?. Infelizmente, o caso chegou ao extremo, ao ponto de o indivíduo se considerar mais importante que vidas à beira da morte.
Além disso, o narcisismo crescente movimenta dinheiro. Um relatório do Bank of America Merril Lynch calcula que o consumo relacionado com produtos que fazem as pessoas se sentirem melhor e mais bonitas, por exemplo, carros, cirurgias estéticas, jóias e cosméticos, movimenta, no mundo, 3,7 trilhões de dólares por ano. Em seguida, tiram ?selfies? e postam em suas redes sociais para mostrar ostentação e render ?likes?. Isso demonstra como o narcisismo expande-se como uma praga na sociedade contemporânea, a autopromoção nas redes sociais, busca por fama e a necessidade de admiração por parte dos ?followers? transformam, aos poucos, os indivíduos em seres egoístas.
Em suma, a Internet está convertendo a sociedade não apenas em espectadores passivos, mas em narcisistas ansiosos pela importância social, obcecados por conseguir amigos virtuais e se tornarem o centro das atenções. Porém, é preciso ter cuidado com as fotos que postam, pois redes sociais podem modificar a personalidade. Então, autorretratar-se, quando se é narcisista, pode intensivar esse comportamento. Na internet, qualquer um pode se mostrar do jeito que querem que os outros os vejam, mas essa imagem perfeita em que postam ter, pode alterar a visão deles sobre eles mesmos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde