ENTRAR NA PLATAFORMA
Como sobreviver em uma sociedade narcisista
O termo narcisista aparece pela primeira vez na psicanálise, a partir do mito grego de Narciso, para designar o amor que o indivíduo sentia por si mesmo. Freud, pai da psicanálise, aborda esse tema no ano de 1910 para justificar a pratica homossexual, uma vez que, ao escolherem um parceiro a sua imagem, esses tomariam a si mesmos como objeto sexual, para que possam amar como a mãe os amou, de acordo com obra Laplanche (1967). O narcisismo hoje por definição da psicanálise é considerado padrão invasivo de grandiosidade, valorização do ego, necessidade de admiração e falta de empatia, que pode ter início na infância e está presente em uma variedade de contextos. As pessoas cada vez mais estão desenvolvendo quadros narcisistas, principalmente por conta do avanço tecnológico e da criação das redes sociais.
Com o avanço tecnológico e o desenvolvimento de redes sociais, a exposição pessoal torna-se frequente. Encenar uma felicidade apenas para ganhar seguidores e curtidas é algo muito recorrente no século XXI. Atualmente muitos jovens brasileiros passam mais horas em academias do que estudando, de acordo com o jornal O GLOBO. O exagero na busca do corpo perfeito, a admiração exagerada por si é algo que precisa ganhar uma atenção maior, visto que muitos pais acompanham seus filhos nessa auto afirmação de uma pessoa perfeita e não conseguem perceber que isso é um transtorno de personalidade.
Além disso, percebe-se um aumento no descaso com o outro, a empática não é mais uma pratica comum do ser humano. Nada reflete mais o comportamento narcisista do que a incapacidade de compreender e identificar-se com a experiência dos outros. Outrossim pessoas narcisistas tendem a se tornarem pessoas arrogantes em relação às pessoas que eles julgam não estar à altura de seu ?elevado? padrão de inteligência, competência, realização, valores, moral ou estilo de vida.
Torna-se evidente por tanto que cada vez mais a sociedade contemporânea está se tornando narcisistas, visto que a indústria cultural presente no mercado incentiva isso de maneira bem sutil. Logo é necessário uma intervenção da psicanalise na sociedade, de forma com que palestras sejam proporcionadas a toda sociedade, alertando sobre os riscos da sociedade caminhar para o lado narcisista. Cabe a mídia explorar cada vez mais esses assuntos, através do incentivo a busca por terapias psicológicas, debates, uma vez que, ela é corresponsável por esses comportamentos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde