O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Como sobreviver em uma sociedade narcisista

A difusão das ideias iluministas no século XVIII e as futuras revoluções na indústria e statu quo político moldaram a sociedade priorizando, principalmente, o antropocentrismo. Com isso, cabe analisar as implicações das ideias iluministas na atual conjuntura, entendendo as ações no aspecto individual e buscando também explicações para a atual conjuntura da sociedade.
Aristóteles, em seu livro ética a nicômaco, defende que o fim de todas as ações humanas é a felicidade. Fica claro, dessa forma, que a hegemonia de uma ideologia antropocentrista, voltada principalmente pela interiorização e canalização de emoções para si, moldaria a forma de se chegar ao fim máximo. O sentir-se bem como novos produtos, a necessidade de angariar aceitação social, o ser bem visto pelos indivíduos do círculo social, todos esses novos fatos sociais, foram moldados pela revolução antropocentrista do século XVIII, e então a busca fim do ser humano acaba por ser: angariar sempre ser o centro em todos os aspectos.
As transformações na sociedade, primeiramente, devem ser vistas pelas novas relações entre indivíduos. Zygmunt Bauman, apresenta a tese, na qual, a sociedade é moldada em consumo, trocas e relações supérfluas. A principal vitrine é sem dúvida é as redes sociais que, atualmente, estão presentes de forma expressiva na civilização, na qual se vê uma necessidade de apresentar, muitas vezes, uma realidade inexistente sobre a vida do usuário, porém todas estas ações com o objetivo de angariar aceitação, um nutrir de sua existência, em síntese: uma dependência pelo pouco do outro.
Fica claro, portanto, que: A sociedade atual, sem dúvida é a mais individualista entre todas as épocas, e disso, derivam problemas como a necessidade de sempre estar adquirindo e buscando aceitação e uma dificuldade em estabelecer laços humanos reais. Dessa forma, cabe ao governo, junto ao ministério da educação, apresentar as crianças já no ensino fundamental a atual conjuntura da sociedade, mostrando com pequenas ações coletivas, como a construção de hortas, ou atividades esportivas como futebol e vôlei, levam a uma integração maior e beneficiando ambos os lados. E aos indivíduos mais velhos, cabe ao governo junto a mídia, por meio de propagandas e publicidades, destacar programas sociais, como o Criança Esperança, no qual muitas pessoas são voluntárias, e assim nutrir que a convivência e ajuda ao próximo podem ser uteis a todas as partes.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!