O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Como a 4ª Revolução Industrial deve afetar nossas vidas?

A primeira Revolução Industrial, na segunda metade do século XVIII, teve um impacto latente sobre os meios de produção e o estilo de vida das pessoas, sendo o marco zero de sucessivas transformações tecnológicas. A máquina a vapor e, posteriormente, o advento do motor à combustão, são símbolos de tais mudanças. Porém, à vista dos maquinários atuais, aqueles são peças primitivas: a internet, os smartphones e a nanotecnologia trazem consigo os insígnios da nova indústria, e com esta, no entanto, advêm as novas problemáticas sociais, tais como o imediatismo e a dependência técnica - um regresso ante a ascensão da máquinas.
A ascendência das novas tecnologias inserem uma singularidade aos nossos dias. Distâncias encurtadas, mercado cada vez mais dinâmico e vasto acesso à informação. Todavia, essa era ímpar também traz consigo suas máculas particulares. A ligação excessiva aos aparelhos tecnológicos tem fomentado uma exposição exacerbada e indevida das pessoas nas redes sociais. Além disso, por está fervorosamente ligada aos meios digitais, a população vem tornando-se cada vez mais insensível quanto à interatividade física, às relações coletivas, e inconscientemente mais adepta do individualismo, do isolamento social e dos relacionamentos sintéticos.
É válido salientar, ainda, acerca dos impactos das novas tecnologias sobre o meio. São incontestes os benefícios que os avanços técnicos trouxeram à humanidade. Revoluções comunicacionais, novos meios de transporte e saltos quânticos na medicina são exemplos de tais feitos. Contudo, são diretamente questionáveis as ações danosas que vieram juntas. As mudanças no estilo de vida trouxeram, coadunadas às suas modificações, problemas que acometem, além do indivíduo, o espaço no qual está inserido. Exemplo disso é a precoce obsolescência dos objetos que, por sua vez, formam aglomerados de lixo eletrônico que nem sempre têm o descarte adequado, o que põe, desse modo, em evidência as consequências de um modelo de vida que pode ser nocivo ao ambiente.
Evidencia-se, portanto, que as revoluções do meio industrial promoveram grandes mudanças positivas à humanidade, porém, nota-se também que o seu uso desarrazoado pode implicar conjunturas tanto para o indivíduo como para o meio em que vive. É imperioso que o Estado tome o seu papel de regente da nação, atuando firmemente quanto ao uso das tecnologias no meio social, incentivando a sua ascensão de maneira consciente, a fim de prevenir subordinações aos aparatos, bem como o seu descarte adequado. A escola deve assegurar a sua importância para a formação do cidadão, adotando didáticas mais interativas, pessoais, calcadas na importância das interações entre alunos. A sociedade deve gozar da singularidade dos novos tempos sem se tornar subserviente às suas transformações, mas usar destas como meios que representem o seu progresso.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!