O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Como a 4ª Revolução Industrial deve afetar nossas vidas?

Os avanços na tecnologia têm sido úteis e necessários na história da humanidade, um exemplo disto encontra-se no período neolítico, onde a pedra sofreu transformações e passou a ser um instrumento auxiliar na caça, a qual foi fundamental para a sobrevivência do homem. Contudo o crescimento desenfreado no século atual ? caracterizado pela a automatização da indústria, nos dispositivos digitais e nos avanços científicos ? acarretam em dilemas, possibilitando o aumento da desigualdade social e a má utilização dessas tecnologias.
A automatização da indústria, isto é, a substituição do trabalho humano por máquinas, promove um grande aumento no índice de desemprego, uma vez que não há necessidade da manutenção no número de funcionários. Além disso, as pesquisas científicas requer um grande investimento financeiro, o que é possível apenas para os países economicamente estáveis acentuando assim a desigualdade social em todo o mundo.
Outro dilema em destaque é a possibilidade no descontrole e na má utilização dessas tecnologias. Isaac Asimov publicou em 1950 a obra ?eu, robô?, ficção cientifica que reflete sobre o descontrole das máquinas, uma realidade não tão distante uma vez que, conhecendo os artifícios necessários é possível invadir uma conta bancária através de um simples dispositivo, reforçando a ideia de descontrole proposta por Asimov.
Cabe a intervenção da Organização das Nações Unidas nos grandes centros científicos dos continentes no mundo, a fim de incentivar as pesquisas e os avanços benéficos para todo o planeta, como a busca por cura de doenças e investigar as pesquisas voltadas apenas para os fins corporativos, como a automatização das máquinas, avaliando os malefícios desses avanços para a população, barrando-os e redistribuindo a renda investida neles quando necessário, a fim de amenizar o monopólio das tecnologias. Assim também como incentivar as pesquisas em mecanismos de seguranças nas máquinas para evitar infrações e o descontrole delas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!