O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Como a 4ª Revolução Industrial deve afetar nossas vidas?

A questão da Revolução Industrial tem origem na Inglaterra, trazendo transformação a transição de métodos de produção. Estamos entrando na quarta Revolução, de acordo com os cientistas do EURONEWS o problema é o Darwinismo tecnologico em que quem não se adapta não consegue sobreviver.

Observa-se que: com o avanço tecnológico haverá uma grande melhora na medicina, na produção, facilidade para que as pessoas mantenham-se conectadas e praticidade nas suas rotinas, porém, isso beneficiará somente as pessoas que possuem condições financeiras para se manterem-se atualizadas tecnologicamente, aumentando drasticamente as desigualdades sociais. Com a 4 revolução industrial os robôs vão substituir as pessoas cada vez mais no mercado de trabalho gerando desemprego, como por exemplo nas fábricas em que máquinas vão substituir as pessoas aumentando a produtividade por consequência a economia, reduzindo custos de salários e empregos.

Contudo, o problema está longe de ser solucionado, hoje a maior parte das vagas no mercado de trabalho são para profissionais qualificados, dados do EURONEWS apontam que em 2020 haverá 4 milhões de pessoas desempregadas. Com o avanço tecnológico, a tendência é que cresça a exigência de qualificação profissional e adaptação às novas tecnologias digitais, físicas e biológicas. Podemos observar que ainda há uma grande problemática na educação em que jovens se formam na escola sem saber o básico das disciplinas curriculares. De acordo com dados do IBGE mais da metade da população não têm acesso a internet, essa, é consequentemente excluída da sociedade e desatualizada tecnologicamente.

Medidas são necessárias para resolver o impasse, o MEC deve inserir palestras nas escolas, apresentadas por psicólogos e cientistas mostrando a necessidade do jovem ir em busca da qualificação profissional para se incluir no mercado de trabalho e aumentar a carga horária dentro das escolas. Deve haver um debate democrático para que tenha inclusão da população de renda baixa na era tecnológica. O governo deve disponibilizar qualificação profissional relacionada a tecnologia para que as pessoas tenham oportunidade de ocupar outras vagas que deverão surgir.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!