O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Combate ao preconceito linguístico no Brasil

Comunicação.
A comunicação através da escrita foi uma evolução extraordinária para a espécie humana. Os primeiros registros escritos foram datados em 3000 a.C, na Mesopotâmia, onde desenvolveu-se uma escrita denominada cuneiforme, ou seja, representada por símbolos. Atualmente, o mundo possui uma imensa quantidade de escritas e línguas. No Brasil o parâmetro é a língua portuguesa, além disso, possuímos uma grande variabilidade linguística, advindas da diversidade social e geográfica da Nação. No entanto, o preconceito linguístico é uma realidade vigente. Isso pode ocasionar problemas psicológicos nas vítimas dessa discriminação e, portanto, deve ser solucionado.
Em primeiro lugar ,vale ressaltar que, frequentemente, esse preconceito se direciona para as classes menos favorecidas, sendo que são as principais vítimas dos deficitários sistemas governamentais que não cumprem seu dever de garantir o direito à educação para todos os cidadãos . Devido a essa insuficiência a comunidade carente acaba por se distanciar mais da norma culta , uma vez que carece de seu ensino, o que gera o preconceito referente à fala dessas pessoas relacionados aos seus erros gramaticais.
Em segundo lugar, é relevante destacar que a falta de conscientização sobre essa discriminação corrobora para piora dessa realidade. A ausência de repreensão para com as pessoas que fazem piadas ou julgamentos discriminatórios relacionados à fala de outras, influencia no aumento do preconceito linguístico, visto que não são alertadas sobre o prejuízo que isso pode causar.
Portanto , percebe-se o valor que as escolas têm nesse cenário, visto que detêm a função de formar cidadãos éticos, morais e conscientes sobre os tipos de preconceitos e suas consequências. Logo, são de suma importância os investimentos para esse setor, posto que, além de proporcionar a diminuição de pessoas inconscientes sobre esse cenário, irá aumentar o alcance do ensino para as comunidades carentes.
Dado o exposto, é evidente que devemos adotar meios que visem a construção de um país melhor. Para isso, devemos levar em consideração a frase do filosofo Pitágoras: ??Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens?? .Nesse sentido, as escolas deverão criar campanhas de conscientização sobre preconceito linguístico, proporcionando debates sobre a variabilidade linguística. Destarte, desde cedo os jovens terão noção sobre essa realidade . Ademais, o Estado deverá criar projetos que aumentem o investimento na área da educação do país, como a construção de escolas em regiões mais pobres, aumento do salário dos professores e investimentos na infraestrutura de escolas já existentes. Isso proporcionará a melhoria na qualidade de ensino e uma evolução do país.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!