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TEMA DE REDAÇÃO – Charlatanismo e estelionato religioso

Você sabe o que é charlatanismo e estelionato religioso? Basicamente, essas duas práticas têm sido relacionadas a casos de líderes religiosos que usam seu poder de influência para obter favorecimento econômico à custa de uma promessa “infalível” feita a seus seguidores.

No âmbito jurídico, tanto o charlatanismo quanto o estelionato estão previstos no Código Penal e são considerados crimes em nosso país. Nos últimos anos, esse assunto tem aparecido nos noticiários, por isso a discussão acerca desse tema se torna cada vez mais necessária.

Leia os textos motivadores a seguir e, com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Charlatanismo e estelionato religioso”.

TEXTO 1

Estelionato religioso?

Nos dias atuais, nós vemos cada vez mais igrejas protestantes abrirem suas portas, onde pastores clamam verdadeiros discursos perante os fiéis, normalmente cobrando dízimo em troca de uma vida melhor após a morte, vendendo artefatos ditando serem os mesmos milagrosos, dentre outras atividades religiosas em troca de dinheiro. Os artefatos são comumente almofadas que curam prisão de ventre, pregas da cruz de Cristo, sangue de sei-lá-quem que cura câncer, etc.

Entretanto, a grande maioria destes artefatos e dessas graças estão longe de serem milagrosos, fazendo com que pastores arranquem generosas quantidades de dinheiro de seus fiéis, vendendo-lhes artefatos enganosos, pregando preces que não funcionam, não lhes curando nada daquilo que aos fiéis foram prometidos.

E como fica tal questão, à luz do Direito?

O Código Penal determina, em seu art. 171, que é crime obter vantagem ilícita, em detrimento alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento, na qual configura a figura do estelionato. Assim, é estelionato toda fraude com o intuito de receber vantagem econômica em detrimento alheio – como os chamados “conto do vigário”, “golpe do bilhete premiado”, “golpe do troco”, dentre outros.

Da mesma forma, determina o art. 283 do mesmo diploma que é crime “inculcar ou anunciar cura por meio secreto ou infalível”, na qual configura o charlatanismo. Dessa forma, configurará charlatanismo quando alguém anuncia que sabe curar doença da pessoa através de um método completamente secreto e que não revelará ao público. Vender produto milagroso não o sendo, cobrar dízimo em troca de espaço no céu, dentre outros – ludibriando, pois, os adquirentes -, configuraria, em tese, crimes de estelionato e/ou charlatanismo, com penas que variam entre um ano e seis anos de prisão.

Todavia, é necessário ressaltar que a Constituição Federal de 1988 assegurou a liberdade religiosa, transformando-a em direito fundamental e inviolável da pessoa humana (inciso VI do art. 5º da Carta Magna). Assim, qualquer pessoa tem direito de professar sua religião sem interferência estatal, podendo ministrar cultos, construir templos, orar, carregar símbolos religiosos nas ruas, etc. Pode uma mulher islâmica andar pelas ruas usando hijab ou burca; pode haver procissões católicas; pode haver abertura de igrejas para rezas evangélicas, e assim por diante.

Dessa forma, a venda de artefatos religiosos configuraria, a princípio, liberdade religiosa, pois, por mais que não haja efeito médico algum, pode haver efeitos religiosos na pessoa, que acredita sinceramente que aquele artefato é milagroso por dádiva divina. Outrossim, pode a pessoa acreditar que doando o seu dinheiro à Igreja estará fazendo um bem, tendo, pois, um lugar no céu após a morte.

Então, qual princípio deveria prevalecer – e, portanto, ser aplicado – neste caso? A proteção ao patrimônio particular (a qual o estelionato viola) e à saúde pública (a qual o charlatanismo viola)? Ou a liberdade religiosa?

Ainda que haja todo um conceito religioso à frente da venda dos artefatos milagrosos, de preces em troca de dízimo, dentre outros, por trás há a intenção destes pastores em se beneficiarem das vendas para auferirem generosos lucros. Há vários e vários pastores extremamente ricos, com dinheiros recebidos pelos fiéis em troca de graças, artefatos milagrosos, dentre outros. Isso é ludibriar o outro.

E não pode os pastores usarem suas igrejas como mecanismo de auferir lucro de maneira completamente ilegal. Nestes casos, as igrejas são apenas fachadas para um intento maior – o dinheiro. Estes pastores não estão sob a égide da religião e sim do desejo de lucrar. Portanto, não cabe a estes a proteção constitucional da liberdade religiosa, eis que a religiosidade não está ali presente – e sim o interesse em utilizá-la com o intuito de enganar os fiéis para ganharem lucros.

E isso não pode o Direito brasileiro permitir.

Por mais que haja religião na venda dos artefatos religiosos, do dízimo em troca das graças, dentre outros, não há por parte dos pastores qualquer fé, qualquer religiosidade no assunto – não podendo, portanto, ser dado a estes a proteção constitucional da liberdade religiosa, devendo, assim, responder normalmente por seus atos.

Fonte: https://canalcienciascriminais.com.br/estelionato-religioso/

TEXTO 2

MPF vê estelionato em caso de pastor que oferece feijão para curar coronavírus e pede investigação em SP

O Ministério Público Federal (MPF) viu indícios de estelionato por parte do pastor Valdemiro Santiago de Oliveira, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD), que apareceu em vídeo divulgado na internet anunciando sementes de feijão com supostos poderes de curar a Covid-19.

A Procuradoria Regional da República da 5ª Região, no Recife (PE) pediu nesta sexta-feira (8) que o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) apure o caso e denuncie o pastor.

Segundo o procurador federal Wellington Cabral Saraiva, “está claro” no vídeo que o pastor “usa de influência religiosa e da mística da religião para obter vantagem pessoal (ou em benefício da igreja), induzindo vítimas em erro, pois não há evidência conhecida de cura da Covid-19 por meio de alguma divindade nem por ingestão ou plantação de feijões mágicos”.

“O noticiado não fala explicitamente em pagamento, pois emprega a palavra-código “propósito”. As vítimas não fariam pagamentos, mas “propósitos”. A despeito do disfarce linguístico, o ardil está claro: os fiéis devem pagar valores predeterminados para obter feijões mágicos que os poderão curar da Covid-19, mesmo em casos graves”, afirma Wellington Cabral Saraiva.

No vídeo, o pastor Valdemiro Santiago fala da planta e pede o “propósito de R$ 1 mil” por ela.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/05/08/mpf-ve-estelionato-em-caso-de-pastor-que-oferece-feijao-para-curar-coronavirus-e-pede-investigacao-em-sp.ghtml

TEXTO 3

A charge mostra um pastor abençoando uma mulher enquanto segura uma bíblia e uma bolsa de dinheiro. A mulher está pensando em paraíso celestial e o pastor em paraíso fiscal.

EXEMPLO

Durante a Reforma Protestante, uma das insatisfações do povo com a Igreja era a prática da simonia que era a venda de objetos falsamente sagrados como pedaços da cruz de Jesus, por exemplo. Atualmente, é crime enganar as pessoas para obter vantagem econômica, configuração de um crime de estelionato. Bem como, também é crime o charlatanismo, o qual está ligado à cura por meio secreto e infalível, geralmente ambos estão associados e prejudicam muitas pessoas economicamente, principalmente no meio religioso. Logo, é preciso tomar medidas para combater essa problemática.

Nesse contexto, ressalta-se que para o filósofo Nietzsche “Deus está morto”. Com essa afirmação, o filósofo critica a falta de valores na sociedade, que usa o nome de Deus para justificar tudo de ruim e cruel que fazem, assim acabam matando-O. Desse modo, a promessa de curas com objetos falsamente sacros engana a população e é um crime grave o qual causa a morte de Deus para Nietzsche. Outrossim, a falta de informações dos cidadãos é um agravante do problema, uma vez que se deixam ser enganados devido à sua fé e não tem um posicionamento crítico sobre o produto que compram.

Sob esse viés, é fato que o Brasil é um Estado laico onde há liberdade religiosa e por isso são permitidas diferentes crenças. Contudo, alguns líderes religiosos exageram, buscam cada vez mais lucro e cometem crimes de charlatanismo e estelionato religioso, causando prejuízos à população. Por essa razão, é importante controlar os limites entre o que é liberdade religiosa e o que é crime.

Diante disso, é preciso tomar medidas para combater o charlatanismo e o estelionato religioso no Brasil. Portanto, cabe ao Governo ampliar as fiscalizações em igrejas e clínicas, por meio da obrigação da declaração de renda, para que seja possível detectar caso haja um exagero nos lucros e dessa forma evitaria-se a prática de estelionato e charlatanismo, evitando também a morte de Deus e restaurando os valores morais da sociedade. Além disso, é necessário orientar a população sobre esses crimes, para que todos tomem um posicionamento crítico antes de comprar um objeto milagroso, diferenciando liberdade religiosa de crime.