O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Casamento infantil no Brasil

  Thomas Hobbes, filósofo britânico,em seu repertório nos diz que é  dever do Estado garantir o bem estar social da população, não obstante, isso não ocorre no panorama brasileiro quando se trata de casamento de menores de idade, há um grande relapso em relação a problemática, e isso vem flagelando a vida de muitas crianças causando consequências lamentáveis.


     Em primeiro lugar, é necessário ressaltar  os motivos  que levam os indivíduos menores de idade a escolher um casamentos são variados mas, na sua maioria, é por ficarem grávidas e ass família forçam o casamento devido a "ética social ou religiosa". As igrejas que professam uma fé cristã colocam como incorreto uma gravidez sem um casamento, o fato de ser uma criança já é argumento suficiente para não haver uma gravidez, pois, biologicamente o corpo  não está apto para receber uma gestação e acrescentar um casamento torna uma menina  em uma mulher de forma drástica e rudimentar.


    Outrossim, o Estado é negligente, apesar de um leve passo em nosso Código Civil no início deste ano (2019) que levou a uma alteração, ocorrendo a proibição de casamento de menores com idade de 16 anos , ainda podemos observar muitas lacunas, o marco civil é totalmente despreparado sobre essa situação, fato que de 2002 até o início deste ano nenhuma alteração tinha ocorrido, o casamento era utilizado para quem não havia alcançado a idade núbil para evitar imposição ou cumprimento de pena criminal.


   Diante do exposto, medidas devem ser tomadas para isso contamos com o Ministério do Desenvolvimento Social, utilizando verbas governamentais para realização campanhas publicitária expondo a temática e suas consequências para a população desenvolver um olhar crítico e assim elevaremos a sociedade brasileira em um direcionamento de uma nova perpectiva do panorama. Afinal, o ex-presidente dos EUA Barack Obama nos diz: "A mudança não virá se esperarmos por outra pessoa ou outro tempo".

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!