O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Casamento infantil no Brasil

O mito da caverna, de Platão, descreve a situação de pessoas que se recusavam a observar a verdade em virtude do modo de sair da sua zona de conforto. Fora da alusão, a realidade brasileira caracteriza-se com a mesma problemática no que diz respeito ao casamento infantil no Brasil. Nesse sentido, o casamento de menores no Brasil tem como causa o silenciamento e encontra espaço no individualismo.


A princípio, o silenciamento caracteriza-se como um complexo dificultador. Nessa perspectiva, o filósofo Foucault defende que, na sociedade pós-moderna, alguns temas são silenciados para que as estruturas de poder sejam mantidas. No entanto, percebe-se uma lacuna no que se refere ao debate em torno do casamento infantil no Brasil, que tem sido silenciado. Assim, sem diálogo sério e massivo sobre esse problema, sua resolução é impedida.


Além disso, outra dificuldade enfrentada é a questão do individualismo. Na obra "Modernidade Líquida" Zymunt Bauman defende que a sociedade atual é fortemente influenciada pelo individualismo. A tese do sociólogo pode ser comprovada de maneira específica na realidade brasileira, no que tange ao casamento de menores no Brasil.


Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Como solução, é preciso que as escolas, em parceria com os pais de alunos, promovam espaços para rodas de conversa e debates sobre o casamento infantil no ambiente escolar. Tais eventos devem ocorrer no período extraclasse, contando com a presença de convidados especialistas no assunto, a fim de que os jovens, pais e professores compreendam questões relativas à temática e se tornem cidadãos mais atuantes na busca de soluções.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!