O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Capacitismo no Brasil

A série “Atypical”, da Netflix, conta a história do jovem autista, Sam, em sua busca por um relacionamento afetivo e os entraves enfrentados no seu cotidiano. Paralelamente, contempla-se na sociedade brasileira uma extensão de condutas discriminatórias configuradas como capacitismo aos deficientes. Nesse viés, convém analisar as raízes infiltradas na comunidade e a postura da mídia, a fim de exterminar tal quadro.


A partir disso, é pertinente postular a atuação de modelos retrógrados banalizados na população como principal fomentador de tal celeuma. Sob essa ótica, o sociólogo Pierre Bourdieu, em seu conceito de estruturas estruturantes, reitera que o corpo social tende a adotar comportamentos, em grande escala, excludentes, e naturalizá-los em suas ações. Destarte, os indivíduos acabam perdurando obras de caráter preconceituoso, porquanto agem, muitas vezes, inferiorizando aqueles que possuem alguma deficiência, seja por meio de palavras, seja por atitudes de índole desigual.


Outrossim, é válido ressaltar o reflexo da indústria midiática na composição do cenário hodierno. Acerca dessa premissa, os filósofos Adorno e Horkheimer, em suas teorias de indústria cultural, alertam para o alto poder manipulador dos meios de comunicação em prol do lucro. Mediante a isso, torna-se notória a disseminação da cultura do espetáculo, em que por meio de novelas/filmes, por exemplo, é constatada a propagação de uma perspectiva de pena, ou distanciamento dos deficientes quanto à “normalidade” das práticas diárias, o que finda acarretando exclusão e isolamento das vítimas. 


Diante dos fatos expostos, faz-se evidente a urgência na implantação de políticas públicas para alterar tal panorama. Logo, com o objetivo de liquidar movimentos segregativos figurados no capacitismo, cabe ao Ministério da Educação, por meio de recursos encaminhados pela União, unir-se às secretarias municipais para trazer aos centros educacionais, a “Semana de distorção de comportamentos arcaicos e discriminatórios”. Tal projeto consistirá na apresentação, por intermédio dos docentes, de obras e dados fidedignos, periodicamente. Desse modo, haverá o distanciamento do traço bourdieusiano.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!