O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Capacitismo no Brasil

     Em 1789, por meio da Revolução Francesa, o mundo teve conhecimento dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. No entanto, esses conceitos não vêm sendo aplicados na hodiernidade, pois o capacitismo ainda persiste na sociedade contemporânea. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: exclusão social e preconceito.


     Primeiramente, é indubitável que, após a Guerra Fria, o processo de globalização consolidou-se, bem como seus efeitos. Dessa forma, o filósofo Hegel diz que "Todo homem é filho do seu tempo". Diante disso, percebe-se que o homem é profundamente moldado pela sociedade e período histórico em que vive. Nessa perspectiva, vale ressaltar o comportamento dos indivíduos com pessoas que possuem alguma deficiência, no qual muitos se sentem superiores à elas. Ademais, é inegável que os portadores de necessidades especiais encontram muitos obstáculos para conseguirem um emprego, visto que, muitos os consideram incapacitados para determinadas funções.


     Em segundo plano, é notório que o corpo social é composto por vários capacitistas, expondo o discurso de intolerância diante do próximo. Sendo assim, a Constituição Federal de 1988 proíbe práticas de discriminação e preconceitos. Desse modo, Aristóteles, filósofo grego, diz que "Todo homem é um animal político". Nesse contexto, infere-se que o homem é capaz de transformar seu espaço de convivência, tornando-o mais justo e digno.


     Portanto, fica evidente a necessidade de adotar medidas para amenizar a problemática. Por conseguinte, cabe ao Governo Federal, órgão máximo vigente no país, em parceria com o Ministério da Justiça e Cidadania, tomar atitudes cabíveis ao combate do capacistismo no Brasil, por meio de políticas públicas que visem punições aos responsáveis por atos discriminatórios contra os deficientes, para promover a inclusão deles no âmbito social, a fim de todos viverem em harmonia. Somente assim, os princípios do século das luzes vão ser executados.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!