O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Capacitismo no Brasil

Conforme Hannah Arendt, a essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos. No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o contrário quanto à questão do capacitismo. Nesse sentido, percebe-se a configuração de um grave problema, que emerge devido à má representação midiática e ao silenciamento do tema.


Deve-se pontuar, de início, que a falha da mídia na representação de pessoas com deficiência configura-se como um empecilho no que diz respeito ao capacitismo no Brasil. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, 1 bilhão de pessoas em todo mundo vivem com algum tipo de deficiência física ou psiquiátrica. Apesar disso, essas pessoas não são vistas nas televisões ou nos cinemas, de forma que mesmo quando suas histórias são contadas, se reduzem à deficiência que o personagem possui ou até mesmo mostram a deficiência como um "castigo" para tornar a pessoa melhor.


Em uma segunda análise, o silenciamento da problemática do capacitismo no Brasil impera. Segundo Foucalt, na sociedade pós-moderna muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Visto isso, o capacitismo convence as pessoas de que indivíduos com deficiência não têm capacidade para opinar, se impor ou falar por si mesmo. Desse modo, a luta para construir um futuro anti-capacitista é reprimida, uma vez que muitas pessoas crescem com esse tipo de ideia e não dão voz aos indivíduos com deficiência. 


Portanto, faz-se necessária uma intervenção. Assim, o Ministério da Cidadania em parceria com ONG'S especializadas no assunto, devem desenvolver ações que revertam à má representação midiática sobre o capacitismo. Tais ações devem ocorrer nas redes sociais e nos grandes meios de comunicação - como o Instagram e a Globo, respectivamente -, por meio da produção de vídeos e campanhas com relatos de pessoas com deficiência. Tudo isso, a fim de mostrar como o capacitismo se apresenta na sociedade e a importância de combatê-lo. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora nas condições sociais das pessoas com deficiência no Brasil.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!