ENTRAR NA PLATAFORMA
Caminhos para combater a transfobia no Brasil
Exemplificado na frase "penso, logo existo" o racionalismo do filósofo Descartes afirma que as ideias comprovam a existência humana. Nesse sentido, o ato de não aceitação de pensamentos transsexuais, contribui para a negação de sua existência por parte do corpo social. Logo, é preciso combater tal invisibilidade através da reeducação social e do fortalecimento, pelo estado, dos direitos civis desse grupo.

É válido considerar que a transfobia- definida como aversão aos transsexuais- só poderá ser erradicada através da degeneração de ideias consevadoras e patriarcais que permeiam a sociedade atual. Tais ideias são responsáveis pela violência e negligência sofrida por esses grupos que, consequentemente, vivem às margens da sociedade. Sendo assim frequentemente recorrem à prostituição e ao mercado de trabalho ilegal como meio de sobrevivência, evidenciada pela pesquisa da Associação Nacional de Travestis, a qual aponta que 90% dos travestis brasileiros já recorreram, ao menos uma vez, a essas atividades.

Dessa forma, o Estado tem o papel fundamental em promover a tolerância e o respeito e , portanto, deve ampliar suas políticas públicas dando enfoque na profissionalização e inserção de jovens trans na sociedade. Um exemplo interessante é o da "Casa1" em São Paulo, que acolhe pessoas marginalizadas pela sua transgeneridade, oferencendo cursos, como de inglês, afim de inseri-los no mercado de trabalho formal. No entanto, a igualdade jurídica, como o direito da mudança de nome no documento oficial, e a criminalização do preconceito, é essencial para a formação da isonomia.

Sendo assim, faz-se necessário a conscientização da sociedade e o reforço, pelo estado, de projetos sociais e de leis que garantam a diminuição da transfobia no Brasil. Cabe à mídia o papel de disseminar a tolerância e o respeito pelo diferente, através de propagandas televisivas e debates em rádios. Da mesma forma, o Estado deve buscar, através da criminalização da transfobia, a diminuição da impunidade. Por conseguinte, será possível fazer valer as ideias desse grupo e, como afirmou Descartes, permitir sua existência.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde