ENTRAR NA PLATAFORMA
Camarotização da sociedade brasileira e a desigualdade de classes sociais

Na Idade Média, a organização social era baseada em estamentos, na qual a posição social era determinada pelo sangue. Essa divisão social foi tornando-se ultrapassada a partir do incremento do capitalismo, com o dinheiro sendo o novo responsável pelas regras do jogo. Entretando, a sociedade contemporânea tem intensificado o vetor de exclusão, principalmente com a camarotização, substituindo os bens pela aparência.


Em primeiro lugar, quem não se adapta aos padrões sociais tendem a viver marginalizado na civilização. Consoante ao filósofo francês Jean Jacques Rousseau, o homem, apesar de livre, vive acorrentado em diversos âmbitos. Nesse sentido, a elitização das decisões de costumes e práticas sociais podem ser comparados ao pensamento de Rousseau, uma vez que a camada mais pobre, mesmo que maioria, não consegue deter os mesmos previlégios que a minoria detentora do poder econômico, sendo eles condenados às correntes da segregação social.


Em segundo lugar, as posturas sociais têm sido moldadas para uma cultura da imagem. Segundo o pensador Guy Debord, a comunidade hodierna passa por um processo a qual ele denominou de "espetáculo", onde todas os comportamentos e ações são moldadas com intuito de agradar um maior público possível. Dessa forma, o "parecer" ganha mais importância do que os comportamentos éticos e até os bens materiais, fadando uma grande quantidade de pessoas à demonstrarem aquilo que não possuem, mesmo que seja em camarotes ou em áreas "VIP", corroborando o pensamento de Debord e efetivando a superficialidade do mundo atual.


Portanto, faz-se necessários medidas para combater os efeitos degradantes dessa camarotização. Posto isso, urge à Escola, principal formadora da cultura, realizar campanhas e palestras, ministradas por especialistas, demonstrando os perigos sociais que estão intrínsecos às práticas elitístas e segregadoras hodiernas. Além disso, cabe à família auxiliar nessas campanhas, efetivando os ensinamentos repassados, a fim de erradicar essa problemática, semelhante ao fim dos estamentos medievais.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde