O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Camarotização da sociedade brasileira e a desigualdade de classes sociais

É indubitável que a sociedade brasileira tem se tornado cada vez menos justa. Segundo dados divulgados pela central de notícias da Globo(G1), o país está no top 10 no ranking de nações com o maior índice de desigualdeda social. Isso se evidencia não só pela "cultura de ostentação", que é amplamente disseminada, mas também pela ausência de investimentos públicos na educação social.


Mormente, há séculos esbanjar bens materiais gera prestígio social, haja vista o monarca do século XVII, Luís XIV, que tinha sua forma de vestí-se copiada do por outros reis, pois as roupas auxiliavam na aparência de soberano e de poder. De forma anáoga , atualmente é possível perceber estas característica nas músicas, filmes e na admiração da comunidade pelas celebridades. Contudo, infelizmente isso gera uma segregação social e coerção da população da população mais pobre, tendo em vista a criação de áreas específicas para pessoas ricas como: área vip, camarote , áreas mais cararas e separadas dos demais.


Ademais, o aumento das desigualdades está intimamente ligado à educação. Segundo o ideal kantiano- o homem é produto da educação- destarte,é necessário investir nesse viés. Não obstante, o Estado deveria prover este incentivo , porém, a realidade é outra, mesmo com um dos maiores impostos do mundo, os gestores não tomam as devidas providências e a segregação pemanece na inércia afetando o direito contitucional de igualdade.


Logo, é dever do Governos, através de investimentos na educação, redirecionar a percepção dos brasileiros sobre a diferença de classes. Com investimentos na educação básica, o futuro cidadão ativo possa crescer conciente do respeito que se deve ter com outra pessoa independente de quem seja socialmente. concomitante a isso, aumentar a fiscalização em casos de discriminação, tendo em vita ser direito de todo cidadão a igualdade. Dessa forma, afim de solucionar o impasse, a aplicação do ideal sociológico e elhorando a fiscalização, possivelmente o Brasil cairá no ranking divulgado pelo G1.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!