ENTRAR NA PLATAFORMA
Camarotização da sociedade brasileira e a desigualdade de classes sociais

Na obra "Revolução dos Bichos", de George Orwell, animais são personificações do cenário socialista vigente no século XX, no qual critica a inexistência de uma igualdade plena entre os bichos da fazenda. Não distante da ficção, nos dias atuais, emerge o conceito de "camarotização" – designado à separação física de classes econômicas divergentes -, que corrobora a intensificação do "apartheid" social. Sendo assim, é primordial analisar a necessidade de compreender a persuasão das mídias, e a realidade econômica dos indivíduos, para atenuar esse impasse.


Em primeiro lugar, destaca-se que em função do modelo capitalista do século XXI, as mídias socias influenciam fortemente no poder de consumo dos indivíduos. Nesse sentido, a "Indústria Cultural" proposta por Theodor Adorno, exemplifica que a função da indústria capitalista é influenciar a sociedade a consumir excessivamente, e, como resultado, a parcela possuidora de maior condição econômica sente-se superior às demais. Desse modo, torna-se claro a infrutífera tentativa de igualdade econômica e social vivenciada na obra de Orwell.


Por conseguinte, presencia-se a evidente disparidade salarial, que corrobora na lástima desigualdade das classes sociais. Sob esse viés, uma parcela populacional sente-se na obrigatoriedade de criar seu próprio espaço, e, como efeito, surge a privatização socioespacial, uma vez que até os preços em alguns ambientes já são predeterminados para filtrar a clientela, como shopping e instituições escolares, por exemplo. No entanto, esse fato vai de encontro a um dos artigos da Constituição Federal, o qual preconiza a isonomia de todos, sem distinção, porém, fora dos papeis diverge da atualidade. Assim, o "apartheid" social torna-se, gradativamente, insustentável, cabíveis de uma socialização humanizada.


Destarte, cabe ao Ministério Público, o melhoramento físico dos espaços públicos, como instituições de ensino decadente, ruas e avenidas de bairros do estrato social desfavorecido, por meio de recursos governamentais, a fim de eliminar as dicotômicas disparidades sociais. Tal ação deverá proporcionar ao indivíduo a compreensão de inclusão. Além disso, é preciso conter as mídias que influenciam na segregação socioespacial, com o objetivo de incentivar nos próprios meios a necessidade de equalizar o público e torná-lo mais homogêneo, de modo a não gerar a "camarotização". Dessa forma, a ficção de Orwell, vigente na atualidade, será atenuada, paulatinamente.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado