O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Banalização de cirurgias plásticas nas redes sociais

A Lipo Lad é uma cirurgia plástica que se popularizou recentemente, e é amplamente divulgada em redes sociais, como o Instagram, por influenciadores digitais. Fora das telas, é notório que a banalização de procedimentos estéticos está demasiadamente presente no mundo contemporâneo. Assim, observa-se que a imposição de padrões de beleza provoca a massificação de processos artificiais, que podem ser prejudiciais à saúde dos indivíduos. 


Primeiramente, é válido destacar que diversos padrões estéticos são impostos na atualidade. A música Pretty Hurts, da Beyoncé, por exemplo, aborda tais padronizações e a dor que a beleza ideal requer, fazendo referência às cirurgias. Nesse contexto, é evidente que estas determinações influenciam fortemente a população, sobretudo feminina, a se submeter a procedimentos para se encaixar no modelo considerado bonito. Logo, os espelhos propostos pela sociedade normalizam a realização destas manipulações corporais. 


Outrossim, é fundamental salientar que a execução de procedimentos pode comprometer gravemente a saúde humana. Segundo o Conselho Federal de Medicina, cerca de 54% de mortes durante a cirurgia lipoaspiração ocorrem por erros e pela agressividade do método. Em vista disso, infere-se que os processos referidos são altamente perigosos e destrutivos. Por conseguinte, a romantização   destas técnicas pelas redes é responsável pelo fim de milhares de vidas. 


Torna-se relevante, portanto, que medidas viáveis devem ser tomadas para atenuar a trivialização de cirurgias plásticas na internet. Dessa forma, é imperativo que a mídia incentive a aceitação individual, por meio de campanhas e manifestações virtuais, como filmes e publicações que exaltem a auto estima, objetivando a ruptura de padrões. Ademais, cabe ao Ministério da Saúde educar a população a respeito das consequências e efeitos colaterais de procedimentos estéticos, a fim da diminuição da romantização. Somente assim, técnicas como a Lipo Lad não serão mais tão cobiçadas. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!