O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Banalização de cirurgias plásticas nas redes sociais

 O videoclipe da música ''Msr. Potatto Head'', da cantora Melanie Martínez, retrata a vida de uma jovem, influenciada pelos padrões de beleza, que passa por constantes cirurgias plásticas em busca de alcançar o corpo ideal. Fora do campo artistíco, obeserva-se que, no Brasil, há uma banalização de procedimentos cirúrgicos com fins estéticos, semelhante a ilustrada na canção, nas redes sociais. Tal problemática é causada pela propaganda da perfeição e ocasiona na população o sentimento de que será a solução de seus problemas.


 Em primeiro lugar, a venda de cirurgias plásticas como forma de atingir o padrão estético gera sua banalização. Nesse viés, a escola literária romântica, que pregou a idealização e perfeição humana, originou na sociedade a insatisfação corpórea. Sendo assim, tais pensamentos tornaram-se presentes no cotidiano do povo brasileiro. Em decorrência disso, a comercialização de procedimentos cirúrgicos por influenciadores digitais ganha espaço no mercado da beleza no país. Logo, para que se altere esse cenário, é preciso a tomada de medidas.


 Consequentemente, a população vê nas cirurgias plásticas a solução de seus problemas. Nessa perspectiva, a youtuber Alexandra Silva disse, em seu canal ''Alexandrismos'', que o povo brasileiro ao enfrentar  fases de insegurança e fragilidade tem nos procedimentos estéticos uma maneira de escape da realidade. Essa relação psicológica entre o corpo padrão e a felicidade faz com que as pessoas tenham como forma exclusiva de obter alegria pasar por  modificações invasivas em seus corpos. Isso pode ser ilustrado pelo aumento da procura pela harmonização facial no Brasil, segundo o jornal O Globo. Assim, a fim de mudar tal cenário, é necessária a criação de políticas públicas.


 Portanto, a banalização de cirurgias plásticas nas redes sociais tem causas e consequências que precisam ser combatidas à todo custo. Ao Ministério da Tecnologia, em parceria com o Ministério da Educação, cabe elaborar um plano exclusivamente voltado ao enfrentamento desse problema. Esse documento deve conter medidas específicas de fiscalização e controle de conteúdos nos meios digitais, bem como a implementação de debates no ambiente escolar sobre a temática corpo e padrão de beleza. Isso pode ser feito através da criação de softwares, além do desenvolvimento de um projeto à respeito do amor próprio nas instituições de ensino. Dessa forma, espera-se que, gradativamente, os procedimentos estéticos não sejam tratados de maneira banal no Brasil, para que não exista mais jovens como a retratada no clipe da canção ''Msr. Potatto Head''.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!