O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Automedicação

Segundo dados da BrasilPharma, estudos indicam que 35% dos medicamentos são adquiridos sem prescrição médica. Essa realidade é preocupante, pois o uso inadequado de medicamentos pode causar danos à saúde. Logo, é necessário adotar medidas para evitar a automedicação.
Um aspecto a se considerar é o que motiva a prática da automedicação. Em âmbito menor, os indivíduos frente ao comodismo buscam, primeiramente, informações e sugestões de parentes ou amigos leigos. Esse comportamento, além de ser perigoso, pode piorar o estado de saúde da pessoa, uma vez que esta recebeu informações inadequadas. Em âmbito maior, no Brasil por exemplo, a maioria dos centros de saúde públicos não têm atendimento de qualidade e as consultas particulares não são acessíveis a população. Consequentemente, esta prefere fazer o uso de medicamentos sem receita médica, tornando isto uma prática comum na sociedade brasileira.
Outro aspecto a se considerar é o resultado do uso inadequado de medicamentos. Primeiro, essa atitude pode provocar consequências danosas a saúde do indivíduo como, intoxicações, dependência química, reações alérgicas e ,ainda, efeitos colaterais. Segundo, no caso do uso de antibióticos sem prescrição médica, o desenvolvimento de bactérias resistentes pode agravar a doença e dificultar a cura desta, já que essa bactéria pode inibir a eficácia dos remédios.
Portante, é importante o indivíduo preservar sua saúde, evitando a automedicação. Para isso, o governo deve garantir o bom funcionamento dos centros de saúde e um atendimento digno a população. Há também a mídia, que pode realizar campanhas informativas para alertar a sociedade sobre os malefícios da automedicação.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!