ENTRAR NA PLATAFORMA
Aumento da emigração de brasileiros

No poema "Canção do exílio", Gonçalves Dias exalta o Brasil enquanto se encontra detido no exterior. Em seus versos, como "As aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá", o autor demonstra patriotismo. No entanto, na atualidade, o sentimento patriota está em decadência, causando um aumento da emigração brasileira. Isso se dá principalmente por conta da decepção perante a atual situção nacional, além da supervalorização do exterior. 


Em primeiro lugar, o desejo de cada vez mais brasileiros pela emigração é motivado pela situação de crise econômica, política e social no país. De acordo com a Receita Federal, em apenas 7 meses do ano de 2019, houve um aumento de 94% no número de emigrantes em relação ao ano de 2018. Segundo a mesma, a motivação principal é o medo perante à instabilidade econômica e política no Brasil, agravada em 2016 com o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ademais, a política de corte de gastos na educação e pesquisa do governo Jair Bolsonaro também é fator agravante para o aumento das emigrações, uma vez que estas medidas desvalorizam os profissionais brasileiros. 


Em conseguinte, os incentivos estadunidenses a imigrantes altamente qualificados profissionalmente atrai inúmeros brasileiros ao país. Um bom exemplo de tais políticas é o "Visto Einstein", o qual garante residência permanente a esses profissionais. Além disso, desde a industrialização do Brasil, durante o governo de Juscelino Kubistchek, os produtos estrangeiros foram supervalorizados em detrimento dos nacionais. Esse fato causa consequências recorrentes até a atualidade, já que até mesmo a cultura estrageira, como livros, filmes e músicas, possuem maior valorização no território brasileiro, despopularizando a produção nacional. 


Destarte, é imprescindível que o incentivo à produção científica e cultural no Brasil seja realizado através de uma maior disponibilização de verba pela Receita Federal para as universidades e instituições de pesquisa. Assim, os cidadãos não se sentirão desvalorizados no país. Ademais, é indispensável que o Ministério da Educação elabore palestras com artistas nas escolas, a fim de dar maior visibilidade à arte nacional. Ainda, durante as aulas de Geografia, os educadores devem ser orientados a ressaltar os privilégios do Brasil em relação a recursos naturais e localização na crosta terrestre. Desta forma, haverá a formação cidadã consciente e efetivamente patriota dos brasileiros.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde