ENTRAR NA PLATAFORMA
Aumento da emigração de brasileiros

 Segundo o filósofo alemão Friedrich Nietzsche, "o homem é uma corda estendida entre o animal e  super-homem: uma corda sobre um abismo." Dessa forma, o aumento da emigração de brasileiros configura uma problemática para este homem, pois a maior evasão é entre os profissionais qualificados e, muitos brasileiros se tornam imigrantes ilegais nesse processo.


 Em um momento histórico marcado pela globalização, a ideia de fronteiras bem delimitadas não parece uma constante. Assim sendo, a emigração de estudantes e intelectuais decorre da falta de investimentos em pesquisas e do crescente índice de desemprego. Logo, a produção de tecnologias e descobertas científicas no Brasil permanece marginalizada. Por isso, mudanças coerentes com esse cenário precisam acontecer.


 Ademais, muitos brasileiros se arriscam durante tais emigrações. Isso ocorre, principalmente, devido a queda no padrão de vida de boa parte da sociedade. Exemplo dessa realidade são pessoas na busca de viver o sonho namericano, muita das vezes de forma ilegal, adentram os EUA e ganham um bom dinheiro com serviços simples.


 Em suma, são necessárias medidas que atenuem essa questão, nos aproximando do estágio de super-homem. Então, cabe ao Ministério da Educação cria oportunidades, por meio do investimento em pesquisas nas universidades, a fim de que os profissionais permaneçam no país e gerem renda. Além disso, cabe ao Estado combater a inflação e  a instabilidade político-econômica atual.


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde