ENTRAR NA PLATAFORMA
Aumento da emigração de brasileiros

    Durante o século XX, as guerras acontecidas na Europa motivaram a saída de um grande contingente populacional para países como o Brasil, buscando emprego e uma melhor qualidade de vida. Atualmente, o Brasil mudou seus status de país imigrante para país emigrante, devido à grande quantidade de brasileiros que se mudam para o exterior. Dessa forma, o aumento da emigração brasileira se explica pela diminuição da qualidade de vida no país e a procura de oportunidades para uma vida melhor.


    Primeiramente, os fatores de expulsão de brasileiros estão intrinsecamente ligados a precariedade de políticas públicas. De acordo com dados da Receita Federal, dos motivos listados pelos emigrantes para explicarem sua saída, 56% eram sobre a violência e a precária segurança, 45% sobre a baixa qualidade de vida e 20% sobre a falta de educação adequada. Dessa maneira, a filosofia de equidade de John Rawls deve ser usada, distribuindo de maneira equitativa os recursos para beneficiar os mais carentes e evitar a mudança de brasileiros para outros países.


    Ademais, a busca por melhores condições de vida, estudo e carreira são motivos para o aumento da emigração. Sendo assim, alunos e professores mudam-se motivados por bolsas de estudo e empregos estáveis oferecidos por outras nações, movimento esse conhecido como “fuga de cérebros”. Infere-se, portanto, que para a permanência dessas pessoas, o Estado deve dar mais atenção aos setores de pesquisa e educação, pois, sem intelectuais, nenhum país se desenvolve rápida e eficientemente.


    Em síntese, a emigração de brasileiros é motivada pela busca de melhores condições de vida. É indubitável que para a permanência dos emigrantes, o Estado deve destinar recursos para os setores sociais, como educação, saúde e segurança, objetivando proporcionar qualidade de vida à todos. Faz-se importante, também, que bolsas de estudo e pesquisas sejam fornecidas nas universidades pelo Ministério da Educação, para que a fuga de cérebros seja interrompida e o desenvolvimento do país seja alavancado. Somente assim, brasileiros não precisarão mais abandonar sua terra natal para possuírem uma vida digna.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde