ENTRAR NA PLATAFORMA
Aumento da emigração de brasileiros

   No Brasil, na medida em há um aumento no número de pessoas que abandonam o país, as dicussões acerca desse assunto ratificam-se cada vez mais. Se por um lado a emigração pode trazer para o emigrante novas experiências e talvez uma melhor condição financeira, por outro, atrasa a economia e o índice de desenvolvimento do local, pois cada vez mais, mais pessoas vão ser notificadas que a vida fora do país é melhor e por consequência irão ser adeptas a essa prática. 


   Por certo, para que haja desenvolvimento em um local é necessário que pessoas morem e trabalhem naquele lugar para ocorrer um giro na economia. No Brasil, não é diferente, visto que o índice de desenvolvimento e o crescimento econômico acompanham inversamente a saída de pessoas do seu ambiente de origem. O mesmo passa por uma grande crise e cada vez mais pessoas vão deixando o local, o que incide no aumento da desigualdade na confederação, diminuição na qualidade de vida e queda no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). 


   Outrossim, a emigração traz problemas não só para o nação, mas também para o emigrante. O povo brasileiro, em algumas regiões do mundo, não é bem visto e acabam sofrendo com o racismo e a xenofobia. O número de casos de xenofobia relatados por brasileiros, em Portugal, cresceu mais de 50% do ano de 2017 para 2018. A pouca repercussão desse tipo de dados corrobora para o crescimento emigratório. 


   Diante do exposto, cabe ao Ministério da Economia criar folders ilustrativos mostrando os efeitos negativos provocado país em decorrência da saída de pessoas, elaborar campanhas com estatísticas que relacionam a queda na economia com o processo emigratório e promover palestras mostrando que o país conseguirá se desenvolver contando que a população não o deixe. Além disso, cabe a mída a propagação de dados nos quais mostram o preconceito que os brasileiros sofrem fora do seu país de origem. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde