ENTRAR NA PLATAFORMA
Aumento da emigração de brasileiros

Tema: Aumento da taxa de emigração brasileira


Dados estatísticos da Receita Federal revelam que, houve um aumento de 183% nas declarações de saída definitiva do Brasil para os Estados Unidos, de 2011 a 2018. A expectativa para 2019, é que a quantidade seja superada em relação a 2018, que foi de 24.149 comunicados. Sem dúvidas, um dos aspectos causadores dessa emigração é a atual crise política e econômica vivenciada no país. Aliado a isso, a baixa qualidade de vida existente nas grandes metrópoles do Brasil também contribui para a alta de brasileiros deixando definitivamente o país. Entretanto, se outrora brasileiros buscavam trabalhar com subemprego no exterior, atualmente há uma exportação de mão de obra altamente qualificada em busca de empregos formais.


A elevada taxa de desemprego brasileira tem contribuído muito para a exportação de mão de obra qualificada para o exterior. Isso se dá, devido à anos de corrupção e rombos na economia, praticados por governos anteriores. Por conseguinte, experimenta-se uma retração geral na atividade econômica.  Assim como no século XIX, houve grande imigração de portugueses para o Brasil, impulsionados pela falta de crescimento econômico de Portugal, atualmente, brasileiros tentam em outros países, buscar as oportunidades que lhes faltam em seu país, já que o mercado de trabalho não consegue absorver todos os profissionais. 


Conforme os profissionais tiveram seu poder aquisitivo reduzido, devido à crise econômica, viram seu padrão de vida cair, já que não lhes restou outra alternativa a não ser cortar gastos. Falta saúde, segurança e educação de qualidade aos cidadãos, que precisam arcar com essas despesas do próprio bolso, caso queiram uma melhor qualidade de vida. Políticas públicas ruins e desvios de verbas são apenas alguns dos fatores que geram essa carência na sociedade brasileira. A fim de dar uma vida  melhor para suas famílias, e a tão sonhada estabilidade econômica, muitos brasileiros têm buscado no exterior um emprego que lhes proporcione o que o Brasil atual não consegue, o que tem gerado uma exportação de mão de obra qualificada, formada no Brasil produzindo conteúdo intelectual para fora.


Em síntese, diante da grande emigração brasileira existente atual devido à alta taxa de desemprego e redução na qualidade de vida de sua população, torna-se necessário que o governo federal atue reduzindo os custos da máquina pública. Dessa forma, haverá a possibilidade de aumentar o investimento em educação, a fim de que, a longo prazo, o Brasil possa ter sua economia voltada principalmente para o setor tecnológico, típíco de países desenvolvidos. Dessa forma, os brasileiros não precisarão buscar fora de seu país a sonhada qualidade de vida e estabilidade econômica, que atualmente não têm, pois encontrarão tudo isso dentro dele.


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde