ENTRAR NA PLATAFORMA
Aumento da emigração de brasileiros

A cada ano aumenta o número de brasileiros que procuram os consulados de países estrangeiros, para emitir seus vistos de moradia permanente fora da nação do futebol. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, três milhões de brasileiros vivem em terras externas. A partir desse viés, são tiradas algumas conclusões que motivam a saída, tais como o aumento do desemprego, principalmente de pessoas qualificadas e, para obter a melhoria de vida da classe média e/ou alta.



Em primeiro lugar, com a crise econômica instalada no governo de Dilma Rousseff, aumentou-se o desemprego para todas as classes. Porém, é notório que até os cidadãos mais qualificados fizeram parte dessa estatística. Cerca de 1,27 milhões de indivíduos com maior conhecimento ficaram fora do mercado de trabalho nesse período, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Fato que incita a retirada dos mesmos para países com maiores oportunidades de emprego, já que possuem a formação necessária para atender ao mercado externo.



Em segundo lugar, são visíveis os altos gastos necessários para a mudança definitiva a outro país. Por isso, encarrega à classe média e alta, as estatísticas de brasileiros em outros países, principalmente nos Estados Unidos, que obtém 50% de sua população nativa nessa camada social, contra 8,7% do Brasil, conforme o relatório do banco suíço Credit Suisse. Isso reflete a desigualdade social posta no Brasil, onde são poucos que possuem o poder para afugentar do caos político instalado.



Em suma, os motivos para a emigração dos brasileiros giram em torno da melhoria de vida, concedida pelo país de destino. Porém, é importante que haja o avanço econômico e social no Brasil, para que a emigração não seja a única alternativa de escape da desordem da pátria verde e amarela. Destarte, para que o desemprego venha diminuir seus índices, é relevante que as multinacionais aumentem a oferta de empregos; além de, por meio do Governo Federal, eliminar a concentração de terras, e investir no combate à corrupção para que a renda venha ser mais bem distribuída no 5º maior território do globo.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde