ENTRAR NA PLATAFORMA
Aumento da emigração de brasileiros

  Contemporaneamente, há um crescimento do número de brasileiros, que estão indo morar em outros países. Assim, de acordo com a Receita Federal, houve, em 2018, mais de 23 mil declarações de brasileiros emigrados, enquanto, até julho de 2019, foram registradas quase 22 mil saídas. Esse fenômeno é explicado por diversos fatores, como a busca por melhorar a qualidade de vida, sendo que boa parte dessas pessoas são profissionais altamente qualificados, o que traz prejuízos ao país emigrante.


  Nesse contexto, vale ressaltar alguns dos motivos que incentivam a emigração brasileira. Dessa forma, muitos estão procurando aprimorar a própria vida, pois, consideram que, no exterior, terão melhores empregos, salários mais elevados e serviços públicos de maior qualidade. Esse pensamento tem como base a precariedade de vários setores do Brasil, como baixas remunerações, saúde, segurança e transportes precários, e as notícias que apontam que países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos, dão oportunidades mais vantajosas, comparando-se ao Brasil.


  Ademais, outro fator de destaque é a saída de mão de obra qualificada. Sendo assim, segundo a Receita Federal, foram catalogadas, em 2018, quase 23 mil emigrações de brasileiros com ensino superior completo, como mestres e doutores. Essa fuga acaba sendo ruim ao país de saída, pois, como pessoas que são capazes de oferecer ótimos trabalhos à sociedade estão emigrando, a tendência é que o setor terciário nacional, aquele que abrange o comércio e a prestação de serviços, fique cada vez pior, diminuindo o bem-estar da população nacional.


  Portanto, fica claro que as emigrações brasileiras estão aumentando devido a vários motivos e que, em certa medida, isso acaba sendo prejudicial ao país emigrante. Logo, urge que o governo federal, juntamente à iniciativa privada, utilizando verbas públicas, aprimore setores que afetam diretamente o cotidiano da sociedade, como saúde, segurança e transportes. Além disso, as empresas instaladas no Brasil devem oferecer mais vantagens, como remunerações mais elevadas, aos trabalhadores mais preparados. Tudo isso melhorará a qualidade de vida brasileira, reduzindo o número de saídas para outros países. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde