ENTRAR NA PLATAFORMA
Aumento da emigração de brasileiros

Ao declarar em sua canção que, "O Tempo não Para" o compositor Cazuza faz, de certo modo, uma equiparação entre o futuro e o passado. Dessarte, ele estava certo, pois a alta taxa de emigração de brasileiros não é uma adversidade atual. Acerca dessa premissa, na contemporaneidade, a problemática é evidenciada em algumas situações, seja pela intensa fuga de mão de obra qualificada, seja pelos diversos percalços que estes enfrentam no exterior.


Em uma primeira análise, vê-se que a atual situação política e econômica brasileira contribui para a existência da questão. Em contraste com o ocorrido no século XIX, quando a família real portuguesa veio para o Brasil, atualmente uma massa expressiva de pessoas emigra todos os anos para os países desenvolvidos. Desse modo, esses indivíduos migram com propósito de encontrar melhores condições de vida, uma vez que, o desemprego, a instabilidade política e a violência assolam o país de forma demasiada. Em virtude de tal, o mercado perde potenciais mentes brilhantes, ou seja, profissionais capacitados que dificilmente voltarão ao Brasil.


Ademais, grande parte dos imigrantes enfrentam diversos problemas, a exemplo da xenofobia em alguns lugares. De acordo com o renomado ator Paulo Autran, todo preconceito é fruto da ignorância, e qualquer atividade cultural contra preconceitos é válida. Nesse contexto, parte dos estrangeiros, de forma rude, apresentam aversão em relação aos imigrantes, o que posteriormente pode causar a perda da identidade nacional dos indivíduos, diminuindo a qualidade de vida dos mesmos.


Diante do exposto, algo precisa ser feito com urgência para amenizar a questão. Logo, cabe ao Ministério da Economia, por meio de um programa de incentivos, oferecer vagas de trabalho no setor público ao profissionais recém-formados no país. O programa pode ser disseminado por meio da internet ou da mídia tradicional, na forma de propagandas. Nesse sentido, o fito de tal ação é diminuir a "fuga de mentes" do país. Somente assim, a música do Cazuza deixará de fazer sentido pois o futuro será, finalmente, diferente do passado.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde