ENTRAR NA PLATAFORMA
Aumento da emigração de brasileiros

            Emigração consiste na saída espontânea de pessoas de um país para outro, ou até mesmo entre regiões. Sempre foi muito comum, mas atualmente tem aumentado a sua frequência, principalmente no Brasil; segundo estimativas do Ministério da Saúde, são dois milhões e quinhentos mil brasileiros que moram no exterior. Esse fato ocorre principalmente, pela melhor qualidade de vida e excelentes ofertas de emprego que outros países, como Portugal, Estados Unidos, Canadá e Japão, oferecem.
                Tendo em vista que o custo de vida em territórios mais desenvolvidos é menor, o sistema de saúde é melhor e a segurança também, muitos brasileiros decidem sair do país para desfrutar desses recursos. Segundo o Atlas da Violência de 2018, o Brasil tem a taxa de homicídio trinta vezes maior do que a Europa; não só a segurança é superior mas também a economia, de acordo com Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), a inflação do Brasil em 2018 foi de 4,23%, já nos Estados Unidos foi de 1,9%. Esses fatores tornam a vida no exterior mais atrativa, pois fornece uma qualidade de vida melhor para aqueles que lá residem.
                 Além disso, o mercado de trabalho em países desenvolvidos, também é um grande estímulo para esse êxodo, por possuir uma média salarial superior e uma maior valorização do empregado. O Instituto de Economia da Alemanha fez uma comparação do salário mínimo por hora de trabalho entre trinta e sete países, o Brasil ficou em 35º lugar, com sete reais e trinta e oito centavos por hora; já o Canadá oferece trinta reais e cinqüenta centavos. Outro aspecto é que o serviço no Brasil é muito mais difícil de ser realizado, por não possuir uma infraestrutura adequada, conforme dados expostos pela UOL, o brasileiro produz quatro vezes menos do que o americano, por não possuir recursos e tecnologias avanças que facilitem essas atividades.
             Com isso, é perceptível que o número de emigrações aumentou consideravelmente devido a busca por uma melhor qualidade de vida e de bons empregos. Dessa forma, se faz necessário que o Ministério da Economia melhore o mercado de trabalho, investindo em tecnologias avançadas para facilitar o trabalho e aumentando o salário mínimo. Em conjunto, o Ministério da Segurança Pública deve reforçar a segurança nas ruas, através do aumento da quantidade de policiais em áreas mais perigosas. Portanto, com a associação dessas medidas o número de brasileiros emigrantes vai diminuir, pois tudo aquilo que era atrativo nos outros lugares vão poder ter aqui e perto dos seus familiares.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde