ENTRAR NA PLATAFORMA
Aumento da emigração de brasileiros

Na obra " Coração de Aço" de Brandon Sanderson, é retratado a realidade de uma cidade cituado nos Estados Unidos ,na qual, após um acontecimento apocalíptico, começa a receber milhares de imigrantes, visto que essa cidade consegue oferecer educação e estabilidade financeira. Contudo, apesar de se tratar de uma obra fictícia, Sanderson consegue criar uma história análoga a situação atual do Brasil, que por não oferecer oportunidades semelhantes as as oferecidas por outros países, acarretou o aumento do número de emigrantes. Portanto, torna-se fulcral a análise tanto dos principais motivos da emigração brasileira , quanto as consequências desss crescente número de saída .


É importante ressaltar , que a falta de segurança , estabilidade econômica e investimentos no desenvolvimento tecnológico corrobora com a emigração de brasileiros intelectuais, isto é, cidad?os com formação superior . Nesse sentido, é indubitável que o Brasil destaca-se em alguns pontos, como a saúde, uma vez que por meio do Sistema Único de Saúde o país oferece tratamento gratuito para população , porém a diminuição do número de bolsas para pesquisadores e o crescente conflito político superam as caraterísticas positivas do país, forçando grande número de brasileiros a arriscar o futuro de sua carreira em solos estrangeiros, esse fato pode ser comprovado pelo site " Wixstatic" onde demonstra que em 2017 21.236 brasileiros profissionais emigraram para os Estados Unidos. Desta forma diminuindo a mão de obra qualificada da nação brasileira.


Cabe mencionar, também que a diminuição de mão de obra qualificada no Brasil interfere diretamente na economia. Isso ocorre, pois essa mão de obra qualificada é a responsável por desenvolver tecnologias tanto no setor da saúde quanto na agricultura , inovações essas capazes de diminuir custos de produção ou degradação ambiental, consequentemente aumentando a produção nacional e a qualidade de vida, que segundo o site " Wixstatic" a baixa qualidade de vida é o 3° maior motivo para o exôdo de brasileiros. Destarte , a emigração desses brasileiros profissionais colaboram de forma inconsciente para a diminuição da qualidade de vida no Brasil e consequentemente para o aumento da emigração


Destarte, é fundamental desenvolver políticas capazes de equilibrar as oportunidades oferecidas no Brasil com as oferecidas países estrangeiros, distanciando-se , assim, da realidade apresentada pela obra de Sanderson . Portanto, cabe ao Governo,no que se refere ao Poder Executivo, proporcionar , por meio do replanejamento do uso da verba nacional, um maior número de bolsas para pesquisas científicas. Com isso, colaborando para permanência dos brasileiros profissionais , aumentando ,dessa forma, o desenvolvimento tecnológico nacional e consequentemente a economia do país.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde