O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Assédio por intrusão (stalking)

A produção cinematográfica da Netflix "You", conta a história de uma jovem chamada Beck, ela conhece um rapaz aparentemente romântico, o qual utiliza as redes sociais para coletar informações sobre a vida dela, se tornando uma grande obsessão. No entanto, ao observar a questão do stalking na sociedade, é perceptível que essa problemática gera sérias consequências. Diante disso, convém analisar as causas que reforçam esse revés, bem como: o aumento da exposição e a falta de equilíbrio emocional. 


Em primeira análise, é fundamental pontuar a insensatez diante o uso das redes sociais como propulsora do problema. Para o escritor Buckmister Fuller: "A humanidade está aquirindo toda tecnologia certa por todas as razões erradas". Nesse contexto, pode-se estabelecer um paralelo com a atualidade, ao passo que a facilidade de manifestação de dados pessoais e compartilhamento de registros fotográficos são compartilhados instantaneamente para centenas de pessoas além do circulo de amizade. Diante desse cenário, comportamentos como esses podem se tornar um caminho perfeito para o stalker.


Sob um segundo olhar, cabe pontuar que, esse óbce pode se desenvolver durante a vida do indivíduo. Segundo dados do site G1, stalking agora é crime e a pena para quem for condenado pode durar de seis meses a dois anos de prisão. Apesar da alteração significativa na lei, é necessário atentar-se para as raízes dessa objeção. Assim, vale considerar que, para a psicologia o ato de stalkear se enquadra em um transtorno obsessivo compulsivo, evidenciando a invisibilidade de política públicas  para a manutenção psíquica da sociedade potencializando distúrbios que conduzem à perseguição.


Em suma, observa-se a necessidade de atenuar o desafio da invasão de privacidade. Logo, a Mídia por meio de veículos de informações, deve criar propagandas com o objetivo de alertar acerca do uso das redes sociais de modo inconsequente. Além disso, o Estado por meio de verbas governamentais, deve elaborar programas de acolhimento destinada a população marginalizada com apoio de psicologos e psiquiatras, para que, tanto vítimas desse crime possam ser acolhidas, quanto o potencial stalker para lidar com as emoções. Só assim, práticas danosas como essas serão aplacadas.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!