O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Assédio por intrusão (stalking)

O termo stalking, também conhecido como assédio por intrusão,é derivado do verbo, em inglês, ''to stalk'', que significa a ação de perseguição constante, o que pode ser considerado como um ato causado por diversos fatores e as vítimas podem ser pessoas comuns ou grandes celebridades. Além disso, é muito praticado por meio das redes sociais como o Facebook e o Instagram, locais que costumam ter um número razoável de dados sobre os seus usuários. Também é responsável por trazer uma série de problemas para o indivíduo perseguido, o que mostra a gravidade desse tipo de comportamento.


Antes de tudo, vale ressaltar algumas das causas do stalking. Uma parte delas está relacionada a sentimentos amorosos. Por exemplo, a pessoa passa a ser violentada por ter terminado um namoro ou um casamento. Outro fator que leva ao exercício do assédio por intrusão é a intensa exposição da vida particular nas redes sociais, chamando a atenção dos stalkers, nome dado aos perseguidores, que descobrem informações como o endereço da vítima, podendo agredi-la de diferentes maneiras como por meio do espancamento, estupro, dentre outras.


Com isso, várias consequências atingem aqueles que sofrem ou sofreram por causa do stalking. Primeiramente, existe o desenvolvimento de fobia social, que é o medo relacionado ao ato de se encontrar com outras pessoas, porque muitos dos perseguidos são ameaçados, levando ao possível aparecimento de doenças psicológicas como a depressão. Em segundo lugar, há a chance de que o sofredor perca ser emprego, pois o tipo de conteúdo encontrado em seus perfis da internet pode ser usado como argumento de que a pessoa não é a mais adequada para a ocupação do cargo de trabalho.


Portanto, fica claro que existem muitos distúrbios que são gerados pelo assédio por intrusão e que ele pode ser feito de várias maneiras. Desse modo, para que a prática do stalking seja diminuída, urge que o Supremo Tribunal Federal penalize os delinquentes por meio de multas e prisões, levando-os a desistir de realizar suas impertinências. O governo, recorrendo às verbas públicas e tendo a ajuda dos meios de comunicação, deve criar mecanismos que incentivem a realização de denúncias, pois assim os cidadãos sentirão que podem pedir ajuda para a resolução do seu problema.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!