No filme, “O Diabo veste Prada”, é exibido um ambiente de trabalho no qual, uma funcionária é extremamente humilhada e sobrecarregada de serviços por sua chefe , sofrendo assim assédio moral no ambiente de trabalho. Todavia, fora da ficção, esse problema persiste, no qual os funcionários se submetem a tal situação em seu serviço, pois necessitam do emprego. Nesse sentido, é lícito afirmar que a sonegação dos direitos trabalhistas e os danos psicológicos contribuem para a perpetuação dessa questão.
Nessa linha de raciocínio, a negação dos direitos trabalhistas, torna-se um empecilho para os trabalhadores. Nesse contexto, a consolidação das leis do trabalho (CLT) é uma lei presente no estado Brasileiro, que garante os direitos do trabalhador. Entretanto , quando os empregados sofrem violências verbais em seus empregos como humilhação , ridicularizar, infernizar, esse assédio moral é algo que se torna persistente na vida desses trabalhadores, e a lei acaba, sendo ineficaz nessa problemática. Nota-se, pois, uma desarmonia entre o que propõe a consolidação das leis do trabalho e a realidade apresentada nos locais de trabalho.
Nesse mesmo viés, os danos psicológicos causados pelo assédio moral trazem sérios problemas aos indivíduos. Segundo o G1, uma pesquisa realizada pelo instituto do risco comportamental mostra que 18% tolera o assédio moral e 41% omitem. Contudo, esses dados mostram que essas pessoas sofrem vários xingamentos e até ameaças para não relatarem que estão sendo assediadas e tudo isso prejudica a saúde mental desses cidadãos, já que estão sofrendo pressão psicológica por parte de seus empregadores. É possível perceber, portanto, o quão irracional é a atitude das pessoas que praticam assédio moral, visto que isso prejudica outras pessoas.
Dessa forma, medidas devem ser tomadas para resolução do problema do assédio moral no serviço público. Nesse sentido, o Ministério do trabalho deve realizar palestras e consultas com psicólogos, por meio das empresas de trabalho. Tal medida deve ser feita para orientar e conscientizar as pessoas sobre o assédio moral com a finalidade de que ninguém sofra danos psicológicos. Desse modo, situações como a do filme , serão evitadas em locais de trabalho.
Atividades