use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

As queimadas e a preservação do meio-ambiente

No trailer da música "Earth Song'', de Michael Jackson, é retratado um mundo deteriorado devido a ações humanas como desmatamento, poluições e queimadas. Da mesma forma, fora da ficção, embora as modernidades tenham trazido avanços, a falta de proteção ambiental no Brasil ainda é uma grande problemática. Nesse segmento, dois aspectos fazem-se relevantes: os baixos índices de proteção do meio ambiente, bem como uma lacuna gorvenamental.


Observando o atual cenário brasileiro, é evidente que o país ainda não atingiu um nível de proteção ambiental considerado adequado. Segundo o jornal "O Globo", a Amazônia registra um novo incêndio a cada dois minutos, o que reforça o descuido da sociedade para com o meio ambiente. Além disso, certas indústrias vêm colaborando com esse fenômeno, degradando a atmosfera com gases poluentes e os rios com lixos tóxicos . Dessa maneira, problemas como o aquecimento global tornam-se realidade, causando diversas anomalias pelo mundo, sendo necessário tomar medidas para que a situação não se agrave.


Em segunda análise, infelizmente, a inércia governamental é responsável por alguns entraves referentes a falta de proteção ambiental. Desse modo, segundo a teoria do Contrato Social de Rousseau,o Estado deve resolver todas as questões públicas de maneira justa e equânime para que a vida em sociedade seja harmônica. Em outras palavras, mesmo o governo observando práticas de degradação ao meio ambiente, não toma nenhuma atitude, fazendo com que o problema venha a acontecer novamente.


Evidencia-se, portanto, que medidas são necessárias para que a proteção ambiental no Brasil seja adequada. Desse modo, cabe ao Ministério do Meio Ambiente, obrigar as indústrias a adotarem práticas sustentáveis, por meio da reutilização de água, utilização de materiais reciclados e o gerenciamento correto de resíduos tóxicos, a fim de reduzir a poluição e preservar a natureza. Só assim, mundos totalmente destruídos pelas ações humanas serão vistos apenas nos cinemas.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!