O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

As queimadas e a preservação do meio-ambiente

    A necessidade do ser humano de se desenvolver e querer cada vez mais descobrir coisas novas, é natural, porém chega uma hora que esses avanços já não tem uma indigência tão grande, pois têm tendência a acarretar problemas em seu futuro. Já dizia Demócrito, um antigo filósofo pré socrático, "o animal é tão ou mais sábio do que o homem pois conhece a medida da sua necessidade, enquanto o homem a ignora" essa frase tem uma boa representação nos dias atuais, porque podemos ver que o homem nunca está contente com o que tem, sempre precisa de mais.


    Como uma das principais vítimas dessa necessidade, está o desmatamento que vem acompanhado das queimadas, as quais, na maioria das vezes, são provenientes das chamadas "limpezas de pastagem", essa prática já foi muita utilizada, contudo estudos apontam que não se deve usar fogo para realização da mesma, até porque essa prática, hoje em dia, é considerada ilegal e obsoleta, pois além de matar milhares de espécies, há contaminação de nascentes de água.


    Ademais, não deve ser colocada de lado a importância dos hábitos individuais da população sobre o meio ambiente, por exemplo, a pecuária, tem relação tanto com o consumo da carne quanto com o efeito estufa que, por sua vez, está gerando secas e mudanças climática, alteradoras do ecossistema. O alto consumo de carne, pressiona as áreas florestais, que acabam desmatadas e queimadas, para dar lugar a pastagens ou plantações de soja e milho, utilizados como ração na alimentação desses bichos.


    Em suma, o meio ambiente é essencial no cotidiano do ser humano, então é preciso preservá-lo enquanto é tempo, porquanto sem a natureza é impossível existir o homem. Medidas precisam ser tomadas, sendo assim, pode ser implantada uma restrição drástica do mercado para produtos associados a novos desmatamentos, obrigando uma estabilização do mercado agropecuário. A limitação poderia ter um período de 10 em 10 anos, para um possível desenvlvimento, porém com supervisão de cargos públicos para a aprovação de um novo produto. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!