use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

As queimadas e a preservação do meio-ambiente

A carta de Pero Vaz de Caminha sobre o descobrimento do Brasil retrata, com maestria, a exuberância da fauna e flora das terras recém encontradas. Entretanto, devido às ações precipuamente antrópicas, a natureza vem perdendo parte de sua riqueza, corroborando para o surgimento de queimadas e deterioração ambiental. Nessa perspectiva, faz-se necessário compreender a importância da preservação do meio-natural.


Em primeiro plano, vale ressaltar o desmatamento como uma das principais causas da ocorrência de queimadas. Paralelamente, a Amazônia tem sido palco desse evento no Brasil, uma vez que abrange uma terra rica em matéria-prima e recursos naturais. Em virtude disso, a exploração exacerbada do meio-ambiente tem feito com que se revelem comuns os focos de incêndio, tornando-se cada vez mais difícil a superação do problema. Ademais, casos como esse tem se repetido em diversos lugares, como no Pantanal este ano e na Austrália, colocando em risco a vida dos seres vivos locais, além de acarretar diversos outros problemas.


Em segundo plano, com o advento da Revolução Industrial, a utilização exagerada e errônea dos recursos da natureza elevou a necessidade de sua preservação. Nesse sentido, a industrialização vem causando inúmeros impactos no ambiente e na vida das pessoas, como a extinção da biodiversidade local e doenças respiratórias. Desse modo, a preocupação com o futuro da sociedade aumenta progressivamente, pois é através da natureza que os seres vivem, incluindo, primordialmente, a alimentação e habitat. Com isso, afirma-se fundamental a eliminação do uso inadequado dos recursos oferecidos pelo meio-ambiente e exploração indevida das terras.


Fica clara, portanto, a necessidade da proteção ambiental. Para isso, urge que o Ministério do Meio Ambiente com o apoio midiático, conscientize, por meio de campanhas publicitárias, a população a respeito da carência de defesa do ambiente em que se vive, a fim de evitar a exploração dos recursos naturais por parte desses indivíduos. Além disso, cabe ao Poder Legislativo reforçar as leis e punições contra ações de desmatamento e degradação da natureza, possibilitando a diminuição desses casos. Apenas assim, com conscientização e rigor legal, a continuidade da beleza das terras e sua biodiversidade retratadas por Pero Vaz de Caminha será atingida.      

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!