use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

As queimadas e a preservação do meio-ambiente

“Não há nada de tão absurdo que o hábito não torne aceitável”. A afirmação, atribuída ao filósofo Romano Cícero, pode facilmente ser aplicada às queimadas e a preservação do meio ambiente no Brasil, já que a ocorrência dessa problemática se dá ao fato da população se habituar a ela. Nesse sentido, torna-se evidente que esse quadro se tem como origem na mentalidade capitalista. Desse modo, entre os fatores que contribuem  para essa conjuntura, se destaca o imediatismo político e o ideal de produtividade.


De tal forma, torna-se claro como o imediatismo político colabora para os desastres ambientais no Brasil. Isso é decorrência de uma política focada na reeleição, onde os representantes políticos preferem focar em medidas que façam efeito durante seu mandato, visando se reeleger. Tem-se como consequência disso a falta de meio de preservação do meio ambiente. Essa reflexão pode ser confirmada pelo crescente aumento de queimadas.


Além disso, percebe-se que o ideal de produtividade também gera as queimadas e a falta de preservação do meio ambiente. Tal quadro advém da necessidade de maiores áreas de produção. Resulta desta situação grandes fazendeiros ateando fogo em matas. Uma ilustração clara desta problemática é a expansão da atividade agropecuaristas em regiões que previamente sofreram de queimadas.


Mediante ao exposto, fica claro como a mentalidade capitalista influencia diretamente nas queimadas e na preservação do meio ambiente no Brasil. Para solucionar tal problemática, faz-se necessário que a sociedade civil organizada pressione o Governo federal e os políticos a atuar por meio do Ministério do Meio Ambiente de forma que estabeleçam medidas que fortaleçam a proteção à natureza. Além disso, por meio da atuação do Sistema Nacional  do Meio Ambiente (SISNAMA), deve-se aumentar a fiscalização sobre queimadas provocadas intencionalmente, a fim de não permitir que tal prática ilegal continue a acontecer. Assim, a partir dessas medidas, a população deixará de ser habituada a escândalos envolvendo o meio ambiente no Brasil, preservando cada vez mais o mesmo.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!