O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

As queimadas e a preservação do meio-ambiente


           A série brasileira "Aruanas", aborda a história de três amigas, as quais lideram uma ONG, essa que nomeia o seriado e tem por objetivo defender o meio ambiente de potenciais degradações. Entretanto, na realidade, nota-se a negligência estatal e da população quando se trata de preservação, prejudicando, assim, inúmeras florestas ao provocar queimadas. Logo, cabe ressaltar os fatores que corroboram o entrave, são eles: a manutenção da pecuária e a especulação de terras.


           Precipuamente, é imperativo inserir o avanço da pecuária como promotor do óbice. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, FAO, no ano de 2018, mais de 80% do desmatamento brasileiro estava associado à criação de pasto. Nesse viés, para que tal prática se realize é necessário desflorestar imensas áreas, o que pode acarretar, posteriormente, em incêndios florestais, uma vez que gera a compactação do solo, impedindo-o de filtrar água. Em suma, faz-se mister a reformulação dessa postura de maneira célere.


         Outrossim, é nítido a especulação de terras, também, como agravante do problema. Conforme o filósofo estoicista Sêneca, "para a ganância, a natureza é insuficiente". Nesse sentido, observa-se alto investimento em locais agrícolas, no entanto, o intuito é fazer mal uso dessas terras, exercendo um papel de circulação do capital. Desse modo, esses espaços são vistos como fonte de dinheiro, já que são demasiadamente inobservados, causando desequilíbrio na fauna e flora locais. Então, torna-se essencial a reestruturação desse quadro deletério.


          Portanto, é imprescindível a tomada de medidas exequíveis com o fito de conter o avanço da problemática. Dessarte, concerne ao Ministério do Meio Ambiente, como responsável pela política nacional ambiental, desenvolver leis que visem combater as práticas que prejudiquem o meio, promovendo, com isso, projetos de vigilância desses locais, seja por voluntários ou guardas especializados, com o desígnio de diminuir os espaços destruídos e, consequentemente, mitigar as queimadas.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!