O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

As queimadas e a preservação do meio-ambiente

O fogo surgido na pré-história há 400 milhões de anos. Foi aos poucos, lentamente, o homem descobriu que o atritudo de pedras produzia a faísca. A partir dessa conquista, o homem percebeu que o fogo poderia ajudar nas suas tarefas cotidianas mas também destruir sua própria natureza. Atualmente, percebe-se que a sociedade ainda não domina o fogo, que, embora a preservação do meio ambiente seja importante, no Brasil,  não há conscientização de evitar as queimadas. No entanto, há ainda diversos obstáculos que impedem a protenção ao meio ambiente, como, descaso governamental e ausência de educação ambiental na sociedade.


Em primeira análise, o crescimento de queimadas está vinculado ao governo por falta de fiscalização nas àreas e prender os responsáveis. Dessa maneira, as queimadas na região do Pantanal, de acordo com, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, aumentaram 210% em 2020 comparado com o ano de 2019. Paralelamente, as consequências podem ser um desiquílibrio na cadeia alimentar por animais morrerem, e também, aumentar os níveis de poluição. Entretatanto, na maioria dos casos, as punições são brandas,e as medidas de reparação exigidas não são colocadas em prática ou não conseguem recuperar a área degradada.


Em segunda análise, nota-se um descaso por parte da sociedade por uma ineficiência de uma educação ambiental. Dessa forma, cabe pontuar que o crescimento e a importância do agronegócio no território brasileiro corroboram para agravar o problema. Isso porque, estão ligados ao setor econômico o avanço do setor é positivo, contudo, em uma perspectiva ambiental que tal fato gera preocupação, tendo em vista os diversos impactos ambientais – queimadas. Desse modo, o filósofo Sigmund Freud diz " O homem busca o contole da natureza para obter riquezas". Paralelamente, os indivíduos buscam apenas usar o meio ambiente como fonte de lucro, sem preocupação da preservação ambiental .Além disto, permitiria que as gerações futuras viessem a ter ade conhecer as belezas que a natureza oferece.


Em virtude dos fatos mencionados, é necessário minimizar as questões supracitadas. Portanto, cabe ao Ministério do Meio Ambiente por meio de verbas deve aumentar a fiscalização de áreas florestais com o uso aeronaves não tripuladas, os "drones", uma vez que esses ambliam a capacidade de observação dos agentes de preservação, principalmente, em àraes que são mais praticadas as queimadas. Além disso, a Mídia investa por meio de campanhas educacionais, divulgadas nas redes sociais e televisavas, que informem a importância de preservar o meio ambiente e a nessecidade de denunciar àreas que estão sendo queimadas para PMA(Polícia Militar Ambiental. Tal ações tem objetivo de identificar crimes ambientais e, consequentemnte, punir os responsáveis, garantindo zelo com a natureza.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!