use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

As queimadas e a preservação do meio-ambiente

      Desde a pré-história, quando o ser humano deixou de ser nômade e passou a fixar-se, praticando a agricultura, desmata as áreas das quais necessita para sua subsistência. Entretanto, com o passar dos séculos, não mais se  utiliza das queimadas apenas para consumo próprio, mas sim, para a exploração econômica. Essa prática, porém, é nociva ao meio meio ambiente, pois provoca a poluição atmosférica e a extinção de espécies vegetais e animais.


       Sob uma primeira análise, as queimadas causam a emição de gases poluentes que acabam aumentando o teor de gás carbônico na atmosfera. Conforme dados divulgados pela WWF, organização internacional de proteção ao meio ambiente, as queimadas juntamente com as indústrias são as principais responsáveis pelo aquecimento global no planeta Terra. Isso ocorre, porque ao se realizar queimadas o gás carbônico presente nos vegetais é liberado e vai se acumulando na atmosfera formando uma espécie de estufa, impendido que a radiação que entra na Terra seja novamente refletida ao espaço. Assim sendo, caso as queimadas continue nos níveis atuais, consequentemente o aquecimento global tenderá a aumentar.


       Além disso, ao se realizar queimadas as espécies vegetais e animais que habitam a região são afetadas ao serem mortas pelas chama ou pela falta de recursos após a área não prover recursos como alimentos. Segundo mostra relatório do IBAMA, as queimadas são uma das principais causas de extinção de espécies animais no Cerrado e na Mata Atlântica brasileira. Nessas áreas, com históricos de expansão industrial e agropecuária as queimadas são utilizadas para ´´liberar`` grandes espaços de terra que darão lugar a criação de animais ou a parques industriais. Como consequência, sérios danos são causados à natureza como um todo.


    Portanto, para combater a prática de queimadas é necessário que a comunidade internacional se conscientize da importância da preservação do meio ambiente. Os governos dos países, podem conceder incentivos fiscais à produtores e indústrias que não utilizem de queimadas para executarem suas atividades, por meio de um ´´crédito verde``, e  exigindo, por exemplo, que adotem práticas de reflorestamento de outras áreas degradas, caso utilizem de queimadas. Ademais, a sociedade, também, deve contribuir com a preservação da natureza, evitando realizar queimadas próximo às áreas florestais. Somente com atitudes como estas, preserva-se-à o futuro das presentes e posteriores gerações.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!