O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

As queimadas e a preservação do meio-ambiente

"Nosso Planeta" é uma série documental que retrata os habitats de todo o planeta, além de mostrar a beleza natural da Terra, mostra também os impactos das mudanças climáticas nos seres vivos. Isso nos traz uma reflexão sobre a situação pela qual o mundo está vivendo, em relação a isso. No Brasil, as queimadas no Pantanal, já equivalem a destruição que esse bioma sofreu por 6 anos. Por isso, torna-se necessário o debate de medidas que evitem esses incêndios e ações para a diminuição desse desastre ambiental, além de medidas que visem diminuir as consequências que esse meio ambiente sofreu. 


Em primeiro lugar, o Brasil é um país extremamente rico quando o assunto é ecossistema. O país possui a maior floresta tropical do mundo, além de biomas que são considerados uma das maiores extensões úmidas do planeta. A natureza possui riquezas incontáveis em relação a biodiversidade, e carrega valores culturais e históricos, como os dos povos indígenas. A preservação dos ecossistemas são fundamentais para a qualidade de vida de todos os seres vivos, daí a importância de criação de medidas que o protejam, seja de fatores naturais ou criminosos, por meio de leis mais rígidas e por meio do investimento em ações que impeçam esses incêndios de tomarem proporções gigantescas, como no momento atual.


Em segundo lugar, as ações que contribuem para a preservação do meio ambiente, não necessitam necessariamente serem coletivas, podem ser até mesmo individuais. Se cada indivíduo presente em nossa sociedade, tivesse a consciência do quão importante é a conservação de cada espécie para o planeta, os impactos sofridos pela natureza seriam menores. Como maneiras de ajudar a cuidar de nossas riquezas naturais, está a preservação de árvores, o descarte correto dos lixos, a diminuição no uso de automóveis que aumentam a poluição, a redução do consumo de água e energia elétrica, entre outros.


Torna-se evidente, portanto, que há diversas maneiras de ajudar na preservação do meio ambiente, seja por ações coletivas ou individuais. Portanto, cabe ao governo, promover ações que visem o investimento na proteção da natureza, por meio de leis e medidas que preservem todos os habitats. Também a sociedade, que deve contribuir por meio de hábitos diários que visem diminuir o impacto que o ser humano causa no meio ambiente, bem como o Ministério do Meio Ambiente que deve agir antes, durante e após a ocorrência de desastres como as queimadas, visto que, as consequências disso são enormes, seja para a natureza e todos os animais que a habitam, como para os seres humanos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!