O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

As queimadas e a preservação do meio-ambiente

Segundo o documentário Cowspiracy do streaming Netflix, a prática de queimadas é amplamente difundida por proprietários de terra de todo o mundo para criação de animais  e a venda de carne. Essa prática aumenta o número de pasto por onde o gado pode permanecer e comer, aumentando, assim, sua produção e venda, consequentemente tem-se aumentado o número de queimadas ao redor do mundo visando o lucro desses proprietários.

Contudo, no Brasil, entre janeiro e agosto de 2019, o INPE registrou um aumento de 110% no número de queimadas na Amazônia, esse aumento pode acarretar diretamenta em alterações climáticas ao redor do mundo, trazendo catástrofes e acidentes naturais por todo o planeta, como aumento do nível do mar, aumento do buraco na camada de ozônio, extinção de espécies de animais, etc. A restauração do meio ambiente pode levar décadas ou até mesmo séculos, custando milhares de vidas, sendo que já estamos em uma ponto em que a preservação da natureza já deve ser espalhada como primordial para que possamos retomar o equilíbrio natural da terra.

Além disso, esse tem sido um dos temas mais debatidos mundialmente nos últimos setenta anos. Temas como sustentabilidade, reciclagem, preservação e conscientização do cuidado com o meio-ambiente são cada vez mais recorrentes em encontros e acordos diplomáticos entre países, assim como também podemos notar o consenso entre cientistas em que a Amazônia é a maior reserva natural do planeta, também sendo conhecida como "o pulmão do mundo". Por isso temos a necessidade e o dever de cuidar e preservar essas terras, lutando contra as queimadas, tendo responsabilidade com os animais, as florestas, os povos locais e o restante do planeta,.

Sendo assim, o Ministério do Meio Ambiente em associação com o INPE, poderiam criar um projeto de distribução de terras que foram queimadas, buscando a restauração e preservação do meio-ambiente. Por meio do INPE, seria feito um cruzamento de dados de próprietarios que possuam gado para venda de carne e que tiveram suas terras queimadas com o objetivo de aumentar o seu lucro. Sendo comprovado, parte dessa terra seria doada para uma família de baixa renda com interesse em trabalhar com plantio, tendo o intuito de restaurar e preservar a natureza. Isso incentivaria novas práticas e produções para o ramo alimentos, além da carne. Isso também ampliaria a conscientização para a preservação do meio ambiente.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!