O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

As queimadas e a preservação do meio-ambiente

Com o final da Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos estimularam a ideologia do "American Way Of Life" como válvula de escape aos horrores da guerra, assim incentivando sua população através de meios materiais. Na contemporaneidade são fortes os traços da cultura consumista do século passado, de modo a afetar negativamente o ambiente e dificultar a sua conservação. 


Segundo a concepção de Hobbes de que o homem é o lobo do homem, pode-se interpretar que o sujeito é naturalmente mau e egoísta, o que afeta diretamente as suas pretensões e atitudes perante a sociedade. Um exemplo  é a crença moderna que visa o lucro exorbitante, ideologia essa que estimula a sociedade a usar de forma irresponsável os recursos naturais que o planeta oferece, gerando danos permanentes ao meio ambiente. Segundo a ONU, todos os anos, mais de oito milhões de toneladas de plásticos vão parar nos oceanos. Fato esse que comprova o dano ambiental negativo causado pelo consumismo, de modo a estimular uma exploração cada vez maior e menos consciente. 


Ademais, segundo Rousseau, o homem nasce justo e a sociedade o corrompe. Pensamento esse que sustenta a corrupção do homem através da ideologia capitalista, que preza pelo acúmulo de capitais e bens. Assim, para que o mercado atenda as grandes demandas de consumo, faz-se necessário cada vez mais a extração de matéria-prima da natureza. Ato que causa um efeito dizimador no meio, fomentando a destruição de oceanos, florestas, rios, mares e animais, além do fato de que a produção gera altos índices de poluição, afetando a biodiversidade de diversos ecossistemas. 


Inegavelmente o consumo exagerado é uma problemática mundial. Dessa maneira, os Estados devem buscar estratégias e elaborar políticas públicas que freiem os padrões consumistas insustentáveis, objetivando a preservação do meio ambiente e a prática do desenvolvimento sustentável que, a longo prazo, resultarão em ganhos sociais, como saúde e bem-estar da população, consumo e produção responsáveis, entre outros. Analogamente, também é papel da sociedade civil modificar seu consumismo, desatrelando as noções de desenvolvimento pessoal e consumo. Assim, visando ações que respeitem o ambiente e tenham alcance mundial positivo, de modo que uma vez conscientizada, essa população possa pressionar os governantes a seguir um caminho em que se alcance uma natureza preservada e equilibrada, sustentada na conscientização mundial.


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!