O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

As queimadas e a preservação do meio-ambiente

O mito da caverna, de Platão, descreve a situação de pessoas que se recusavam a observar a verdade em virtude do medo de sair da zona de conforto. Fora da alusão, a realidade global caracteriza-se com a mesma problemática no que diz respeito sobre a preservação ambiental. Nesse sentido, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos especifícos, que emerge devido à insuficiência legislativa e a má influência midiática. 


Primeiramente, é preciso salientar que à falta de uma lei efetiva é uma causa latente a esse problema. Segundo Foucalt, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Diante disso, verifica-se uma lacuna em torno dos debates sobre o malefício das queimadas no meio ambiente, o que contribui sobre a questão, tornando sua resolução dificultada.


Em segundo plano, outra coisa para a configuração do problema é a má influêcia midiática. Desse modo, Habermas trás uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Assim, para que uma situação como a poluíção ambiental seja resolvida, faz-se necessário debater sobre. No entanto, percebe-se uma falha no que se refere a essa questão, que ainda é muito silenciada nas grandes mídias. Logo, trazer à pauta esse tema e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele. 


Portanto, é necessário que o Estado resolva esse impasse. Para isso, é preciso que as escolas, em parceria com a prefeitura, promovam um espaço para rodas de conversa e debate sobre a temática dentro das escolas. Tais eventos podem ocorrer no período do contraturno, contando com a presença de professores especialistas no assunto e com apoio da mídia para compartilhamento do conteúdo ao maior número de pessoas possíveis. Dessa forma, mais indivíduos poderão compreender a importância da preservação do meio ambiente, se tornando cidadãos atuantes na busca de resoluções. A partir dessas ações, poderá consolidar uma realidade global melhor. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!