Atenção!

promoção válida por dias horas minutos segundos

As queimadas e a preservação do meio-ambiente

O homem, ao mesmo tempo, é uma das mais inúmeras formas de vida no planeta Terra e a única capaz de romper conscientemente o equilíbrio natural. Assim, o filósofo alemão Arthur Schopenhauer afirmava que o caráter de um ser humano está diretamente ligado à forma como os indivíduos lidam com o ambiente onde vivem. A partir dessas considerações, logo, torna-se relevante a discussão sobre a preservação do Meio Ambiente que cada vez mais se encontra em discrepância na contemporaneidade brasileira. Sendo assim, tal problemática será amenizada se fatores como queimadas e desmatamentos forem tratados como proprietários.


É fundamental entender, inicialmente, que desde a descoberta do fogo pelos Homo Erectus há cerca de 7 mil anos A.C no período neolítico, vem sendo de tal forma o meio favorável da sobrevivência de muitos, mas com o passar dos tempos, o ser humano acabou que tomando conta do uso do calor, que por consequência está sendo utilizando de forma inadequada no meio onde vive, haja vista de queimadas e desmatamento de florestas. De acordo com os dados do Programa de Queimadas, do INPE (instituto Nacional de Pesquisas Epaciais), o Brasil terminou o ano de 2019 com 318 mil km² de área florestal consumidas pelo fogo, totalizando quase o dobro do registrado no ano anterior: 86% maior que o de 2018 (170 mil km²). Sendo assim, nota-se que o fogo, ao ser uma grande descoberta e de uso mundial, vem sendo hoje em dia uma das principais causas da diminuição das únicas florestas que enriquece o Brasil e toda sua estrutura.


Em consequência desse contexto, vale ressaltar que o desmatamento está diretamente ligado a extração ilegal de madeira, focos de incêndios e a prática agropecuária, que por conseguinte trazem lados negativos desde que a perca da biodiversidade, empobrecimento do solo, alterações climáticas e a emissão gás carbônico na atmosfera. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial, a área desmatada na Amazônia foi de 9.762 km² entre agosto de 2018 e julho de 2019, sendo o extrativismo ilegal pela busca de madeiras de qualidades a principal causa do fator . Desse modo, faz-se mister a resolução do empecilho, já que o desmatamento contribui para a perpetuação desse quadro deletério.


Portanto, algo precisa ser feito com urgência, para amenizar a questão. Logo, o Ministério do Meio Ambiente, por meio de verbas governamentais, devem propor novas leis ou o fortalecimento das já existentes, para que aplique multas às pessoas que descumprir com as regras estabelecidas para que não ocorra o desmantamento e queimas de florestas nativas, e também criar programas refloretais e palestras sobre os danos que as queimadas podem trazer ao meio ambiente para que possa dispetar nas pessoas o uso consciente do fogo, e outra alternativa viável é em relação de plantar as próprias árvores para o cultivo próprio, tais como: eucalipto para que evite a grande procura por árvores naturais, sendo assim evitando o desmatamento. Nesse sentido, o fito de tais ações fazera que o Brasil supere os problemas, pois conforme Gabriel O pensador, "na mudança do presente a gente molda o futuro".

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado